Matosinhos prevê concluir plano de cheias e inundações dentro de um ano

Matosinhos prevê concluir plano de cheias e inundações dentro de um ano
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara Municipal de Matosinhos está a desenvolver desde fevereiro um plano de prevenção de cheias e inundações que deverá estar concluído dentro de um ano, anunciou esta terça-feira.

Este novo instrumento – Plano Diretor de Drenagem de Águas Pluviais - permitirá gerir de forma “mais correta e sustentável” as águas pluviais deste concelho do distrito do Porto, referiu a autarquia, em comunicado.

O primeiro passo passa pela caracterização do território, um trabalho “rigoroso e exaustivo” que a Indaqua Matosinhos (empresa responsável pela exploração dos serviços municipais de distribuição de água e recolha e tratamento de água residuais) encomendou ao Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos da Universidade do Porto, revelou.

Este processo arrancou no início de fevereiro e implica o levantamento cadastral da rede de drenagem de águas pluviais e a identificação de zonas críticas do concelho, arruamento a arruamento, explicou a câmara.

“Por se tratar de uma infraestrutura enterrada, a rede de drenagem de águas pluviais é apenas acessível por intermédio do levantamento das caixas de águas pluviais”, salientou.

A autarquia adiantou que, entre outros aspetos, será medida a profundidade a que a tubagem se encontra instalada, o seu diâmetro e material, e avaliado o seu estado de conservação.

O levantamento permitirá ainda identificar se o efluente que circula no interior da tubagem é de água limpa (águas freáticas ou de chuva) ou se tem focos pontuais de saneamento que importa eliminar, ressalvou.

O mesmo processo será aplicado às sarjetas que drenam a água da chuva à superfície, acrescentou.

Depois de concluída a caracterização do território, a câmara elabora o Plano Diretor de Drenagem de Águas Pluviais, instrumento que servirá para orientar a implementação de estratégias integradas de gestão com base “num perfeito conhecimento” do território municipal e dos sistemas de drenagem existentes.

+ notícias: Norte

Bombeiros de Paredes vão construir creche para 46 crianças

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes abriu o concurso para a criação de uma creche com capacidade para 46 crianças, que foi publicado em Diário da República.

Metro do Porto com circulação suspensa entre Santo Ovídio e Vila D’Este

A circulação de composições de metro entre Santo Ovídio e Vila D’ Este em Vila Nova de Gaia estará interrompida, em ambos os sentidos, na noite de sábado e na manhã deste domingo, informou a Metro do Porto em comunicado enviado às redações.

Tentativa de assalto faz um morto em Vila Real e deixa militar da GNR em estado grave

Uma tentativa de assalto falhada a uma gasolineira em Vila Real causou, esta madrugada, um morto e feriu gravemente um militar da GNR, que tentou impedir o crime, disseram fontes da Proteção Civil e da Guarda à Lusa.