Burocracia atrasa apoios para comerciantes afetados pelas cheias no Porto

Burocracia atrasa apoios para comerciantes afetados pelas cheias no Porto
| Porto
Porto Canal

Dos 172 estabelecimentos comerciais situados nas zonas afetadas pelas cheias, apenas 9 estão aptos a receber o apoio do Governo. Segundo avança a Câmara Municipal do Porto, as informações relativas aos danos provocados pelas enxurradas de dia 7 de janeiro já começaram a ser levantadas pela autarquia mas os estabelecimentos comerciais ainda não disponibilizaram os dados necessários para a atribuição das verbas.

Em resposta ao Porto Canal, a autarquia do Porto afirma que entre os 172 estabelecimentos, 17 já "apuraram o valor aproximado dos prejuízos", mas apenas nove enviaram informação completa sobre os danos causados pelas enxurradas.
"Foram solicitados elementos a todos os comerciantes com o propósito de agilizar o processo e colaborar na articulação com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte)", salienta a autarquia.

Do total de estabelecimentos, 75 confirmaram "não ter qualquer dano ou prejuízo a apontar" e 40 ainda estão a avaliar os danos causados.

A autarquia, que não adiantou uma estimativa de prejuízos, refere ainda que 32 estabelecimentos estavam encerrados ou o responsável não se encontrava presente no momento da visita, pelo que não tem qualquer indicação, e que oito referem apenas "quebra na faturação no período em que as lojas estiveram fechadas".

O concelho do Porto registou, a 07 de janeiro, em menos de duas horas, 150 pedidos de ajuda por causa das inundações em habitações e vias públicas, principalmente na baixa da cidade.

As enxurradas causaram também danos em algumas habitações na zona das Fontainhas.

+ notícias: Porto

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

“A ‘cidade-negócio’ vai-se descaracterizando completamente perdendo interesse até para turistas”

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançou o Porto Canal na manhã desta sexta-feira. À esquerda, os vereadores da oposição da Câmara do Porto lamentam que a cidade se vá ‘descaracterizando’.

PSP registou 244 atropelamentos em 4034 acidentes no Porto em 2023

A Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto registou 244 atropelamentos no concelho em 2023, num total de 4.034 acidentes aos quais foi chamada a intervir, de acordo com dados adiantados à agência Lusa.