Estudo do LNEC sobre as cheias no Porto previsto para fevereiro ainda não está concluído

Estudo do LNEC sobre as cheias no Porto previsto para fevereiro ainda não está concluído
| Porto
Porto Canal

O estudo encomendado em janeiro pela Metro do Porto ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) sobre as inundações na cidade devia ter sido revelado em meados de fevereiro, mas ainda não está concluído.

No final do mês de janeiro, Tiago Braga, presidente da Metro do Porto revelou aos jornalistas que o estudo deveria ser divulgado “dentro de duas a três semanas”. Um mês depois o estudo ainda não viu a luz do dia.

Ao Porto Canal, fonte da Metro do Porto revelou que “já foram efetuadas algumas visitas de campo por parte do LNEC”.

De acordo com a fonte da empresa, a Metro do Porto já entregou ao LNEC “elementos sobre as redes da bacia, dados de precipitação e o projeto da Metro do Porto”. Neste momento, o LNEC “está a caracterizar a rede e o evento de precipitação” para poder efetuar nova avaliação hidráulica, acrescenta.

Para além de analisar o episódio das cheias, o estudo também avalia a resiliência hidráulica do novo túnel do rio da Vila que a Metro do Porto está a construir por baixo da Rua das Flores, assegura a mesma fonte.

Porto Canal

O Rio da Vila foi um dos primeiros ribeiros da cidade do Porto a desaguar no Douro.

 

No dia 7 de janeiro, chuvas fortes provocaram inundações no centro histórico da cidade Invicta.

No próprio dia foi convocada uma reunião da comissão técnica formada na sequência da intempérie, onde estiveram presentes o vice-presidente da autarquia, Filipe Araújo, o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, representantes da empresa responsável pela empreitada da futura linha rosa e especialistas da FEUP.

No encontro decidiu-se que para além de ser necessário proceder de imediato a algumas intervenções na obra, era urgente encomendar um estudo que avaliasse a capacidade de resposta da rede hidráulica projetada e em funcionamento, durante os trabalhos, naquela zona da cidade.

+ notícias: Porto

Eleições FC Porto: Comunicado da Diretora de Informação do Porto Canal

O Porto Canal está a preparar a emissão do dia das eleições à presidência do Futebol Clube do Porto.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

Trânsito no Porto. Os locais a evitar neste final de semana

Esta sexta-feira, o trânsito no Porto está a provocar alguns constrangimentos aos automobilistas que tentam circular na cidade.