Município de S. João da Madeira expande rede de passadiços em madeira

Município de S. João da Madeira expande rede de passadiços em madeira
CM S. João da Madeira
| Norte
Porto Canal

Está em curso a segunda fase da construção de quatro novos percursos pedestres na área de Parrinho-Mourisca, utilizando uma combinação de madeira e areão agregado com resinas. A empreitada amplia os três passadiços já existentes, previamente criados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira na mesma região da cidade. O investimento ronda os 250 mil euros.

O investimento visa melhorar as condições de mobilidade para os peões, oferecendo mais consistência e segurança aos caminhos informais que foram sendo criados ao longo dos anos e que anteriormente não dispunham de uma boa acessibilidade, tal como escreve o município.

Além disso, como salientou o presidente da Câmara Municipal durante uma visita ao local esta semana, a obra também contribui para a valorização estética e paisagística do território, devido à elevada qualidade arquitetónica da intervenção e aos materiais utilizados.

O investimento totaliza cerca de 250 mil euros e é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), após a aprovação de uma candidatura do Município no âmbito do programa de apoio às comunidades desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto.

Segundo a descrição do projeto elaborado pela arquiteta Luísa Coutinho, da autarquia, os passadiços incluem corrimãos e bancos de apoio, sempre em madeira de pinho tratada, para garantir segurança e conforto aos utilizadores. Está prevista também a cobertura vegetal, instalação de rega automática, plantação de arbustos e iluminação adequada para permitir a utilização dos percursos em dias mais cinzentos ou durante a noite.

+ notícias: Norte

PJ faz buscas na Câmara de Aveiro por suspeitas de prevaricação e violação urbanística

A Polícia Judiciária (PJ) realizou esta sexta-feira buscas na Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de uma investigação sobre a eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas.

Câmara de Gaia com orçamento de 328 milhões de euros para este ano

O orçamento da Câmara de Vila Nova de Gaia para este ano é de 328,715 milhões de euros, mais 43,9 milhões de euros face ao de 2025, segundo documento a que a Lusa teve acesso.

Câmara de Matosinhos aprova por maioria aumento de tarifa da água para 2026

A Câmara de Matosinhos aprovou, por maioria, o novo tarifário da água para este ano, que para consumos domésticos aumenta entre 1,36% e 2,54%, revelaram vereadores da oposição social-democrata e do Chega.