Estudo do LNEC sobre as cheias no Porto previsto para fevereiro ainda não está concluído

Estudo do LNEC sobre as cheias no Porto previsto para fevereiro ainda não está concluído
| Porto
Porto Canal

O estudo encomendado em janeiro pela Metro do Porto ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) sobre as inundações na cidade devia ter sido revelado em meados de fevereiro, mas ainda não está concluído.

No final do mês de janeiro, Tiago Braga, presidente da Metro do Porto revelou aos jornalistas que o estudo deveria ser divulgado “dentro de duas a três semanas”. Um mês depois o estudo ainda não viu a luz do dia.

Ao Porto Canal, fonte da Metro do Porto revelou que “já foram efetuadas algumas visitas de campo por parte do LNEC”.

De acordo com a fonte da empresa, a Metro do Porto já entregou ao LNEC “elementos sobre as redes da bacia, dados de precipitação e o projeto da Metro do Porto”. Neste momento, o LNEC “está a caracterizar a rede e o evento de precipitação” para poder efetuar nova avaliação hidráulica, acrescenta.

Para além de analisar o episódio das cheias, o estudo também avalia a resiliência hidráulica do novo túnel do rio da Vila que a Metro do Porto está a construir por baixo da Rua das Flores, assegura a mesma fonte.

Porto Canal

O Rio da Vila foi um dos primeiros ribeiros da cidade do Porto a desaguar no Douro.

 

No dia 7 de janeiro, chuvas fortes provocaram inundações no centro histórico da cidade Invicta.

No próprio dia foi convocada uma reunião da comissão técnica formada na sequência da intempérie, onde estiveram presentes o vice-presidente da autarquia, Filipe Araújo, o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, representantes da empresa responsável pela empreitada da futura linha rosa e especialistas da FEUP.

No encontro decidiu-se que para além de ser necessário proceder de imediato a algumas intervenções na obra, era urgente encomendar um estudo que avaliasse a capacidade de resposta da rede hidráulica projetada e em funcionamento, durante os trabalhos, naquela zona da cidade.

+ notícias: Porto

Entre rabiscos e aguarelas, o diário gráfico de Vasco Mota faz uma viagem pelo Porto

Após escolher o local, Vasco Mota senta-se no seu “banquinho”, abre o diário gráfico e coloca ao seu lado, os pincéis e a tábua de aguarelas. Sem pressa, começa a desenhar e deixa que as linhas se entrelacem com a vida que pulsa à sua volta. O Porto, com as suas ruas e detalhes únicos, é o seu maior campo de exploração. O urban sketching, que começou por ser uma diversão, tornou-se na sua principal ocupação, através do projeto "Rabiscar o Porto", hoje apoiado pela Ágora.

Retomadas buscas por desaparecidos no incêndio em pensão no Porto 

O Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto (RSB) e a Polícia Municipal estão a efetuar buscas para encontrar desaparecidos na sequência do incêndio que deflagrou na quarta-feira numa pensão no centro histórico do Porto, indicaram várias fontes esta sexta-feira.

Burger King abre segunda-feira no lugar do emblemático Café do Embaixador 

O novo restaurante da cadeia Burger King, previsto para o lugar do Café Embaixador, na baixa do Porto, vai abrir portas às 11h30 da próxima segunda-feira, informou a empresa ao Porto Canal.