Executivo unânime em arrendar armazéns para depositar bens da Biblioteca Pública do Porto

Executivo unânime em arrendar armazéns para depositar bens da Biblioteca Pública do Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

O executivo da Câmara do Porto aprovou esta segunda-feira por unanimidade arrendar dois armazéns para depositar os bens da Biblioteca Pública Municipal enquanto decorrem as obras de reabilitação, que arrancam em janeiro de 2024 e decorrem durante quatro anos.

A Biblioteca Municipal do Porto será alvo de um "processo de expansão e requalificação", cujo arranque está previsto para janeiro do próximo ano, revela, na proposta aprovada esta segunda-feira por unanimidade, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Em declarações à Lusa, à margem da reunião privada do executivo, a vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, defendeu ser preciso garantir que "todos continuam a ter acesso aos livros" e que a "informação e articulação" com as juntas de freguesia, escolas e associações "se faça".

"Que essa informação e essa articulação se faça", referiu.

Também o vereador do BE, Sérgio Aires, disse ter manifestado "preocupação", uma vez que não era claro na proposta se as duas bibliotecas públicas - Biblioteca Municipal do Porto e Biblioteca Almeida Garrett - iriam encerrar para obras ao mesmo tempo.

"Foi nos dito que não encerram ao mesmo tempo. Foi-nos garantido que o material que vai ser armazenado em Campanhã estará disponível de qualquer maneira, vamos ver como é efeito. E, depois, haverá esta ideia das bibliotecas errantes, que nos parece interessante, porque de facto há um grau de especialização que vai ser procurado por temática em alguns espaços da cidade e é uma boa experiência", referiu.

Na proposta, Rui Moreira afirma que durante este ano será necessário "assegurar quer a deslocação de documentos, equipamento e mobiliário daquele edifício, quer o seu aprovisionamento enquanto decorre o período de obra", estimado em quatro anos.

O processo de deslocalização dos bens da Biblioteca Municipal do Porto, que a câmara estima que se inicie ainda no primeiro trimestre deste ano, poderá prolongar-se por cerca de nove meses.

Os dois armazéns - um com cerca de 1.000 metros quadrados e outro com cerca de 2.000 metros quadrados - situam-se na Rua de Justino Teixeira, na freguesia de Campanhã, sendo que os valores anuais das rendas ascendem a 216 mil euros.

O projeto de requalificação e ampliação da Biblioteca Pública Municipal do Porto, assinado pelo arquiteto Eduardo Souto Moura e com um custo estimado de 17 milhões de euros, vai permitir triplicar a capacidade de depósito.

O avanço do projeto esteve condicionado cerca de nove meses, devido à decisão do Tribunal de Contas, que considerava existirem "direitos de autor" passados e defendia o lançamento de um concurso público, por oposição a um ajuste direto.

O projeto prevê a construção de "uma torre", que aproveitará o espaço em altura, uma ampliação para as traseiras do edifício principal, voltado para o Jardim de São Lázaro, e a demolição e construção de algum edificado que, no passado, foi acrescentado nas traseiras da biblioteca, explicou o arquiteto, em junho de 2021, na apresentação do projeto à vereação.

+ notícias: Porto

Colisão rodoviária condiciona A28 junto a Esposende

Uma colisão rodoviária na autoestrada A28, em Esposende, está a condicionar o trânsito automóvel no sentido Porto-Viana do Castelo, confirmou ao Porto Canal fonte da Brigada de Trânsito de Viana do Castelo.

Universidade oferece curso de português a partir de viagem pelo coração do Porto

A Universidade do Porto anunciou esta quarta-feira a realização de um curso online que propõe dar a conhecer a língua portuguesa a partir de uma viagem virtual pelo “coração” do Porto, Património da Humanidade.

Choque em cadeia condiciona trânsito na VCI

Um choque em cadeia entre cinco veículos na VCI na zona de Paranhos, ao início da tarde desta quarta-feira, está a condicionar a circulação automóvel.