Obras Metro do Porto. Novo túnel da Linha Rosa já atingiu a marca dos 100 metros

Obras Metro do Porto. Novo túnel da Linha Rosa já atingiu a marca dos 100 metros
Metro do Porto
| Porto
Porto Canal

A Metro do Porto divulgou novas imagens dos avanços das obras na Praça da Liberdade, no Porto. Em causa a construção da Linha Rosa, que se traduz num novo trajeto no Porto entre a zona de S. Bento/Praça da Liberdade e a Casa da Música, empreitada que arrancou no dia 29 de março de 2022.

De acordo com informações reiteradas pela empresa, os trabalhos de construção da futura estação do Hospital de Santo António prosseguem a grande velocidade, tendo sido já escavados mais de 100 metros no túnel que ligará este local à Praça da Liberdade.

 

Porto Canal

As novas imagens das obras da linha Rosa, junto ao Hospital de Santo António (foto: Metro do Porto)

Porto Canal

As novas imagens das obras da linha Rosa, junto ao Hospital de Santo António (foto: Metro do Porto)

Porto Canal

As novas imagens das obras da linha Rosa, junto ao Hospital de Santo António (foto: Metro do Porto)

Recorde-se que, em declarações ao Porto Canal, em novembro de 2022, Tiago Braga garantiu que a obra da Linha Rosa do metro termina a 31 de dezembro de 2024. O presidente do Conselho de Administração da Metro Porto considerou que o avanço da construção da Linha Rubi não estava em causa, reagindo às críticas apresentadas por Rui Moreira.

O autarca havia avisado, a 10 de novembro, que por risco de "disrupção" da cidade, poderia impedir o avanço de novas frentes de obra, enquanto a empreitada da Linha Rosa não estivesse concluída. A 2 de dezembro de 2022, num extenso documento, a empresa elencou um conjunto de elementos que terão causado os atrasos, bem como “as medidas mitigadoras dos impactos”.

Com quatro novas estações subterrâneas e um percurso em túnel de quase três quilómetros, esta linha tem o cunho de dois prémios Pritzker (considerados o Nobel da Arquitetura), uma vez que Eduardo Souto Moura é o responsável pelos projetos das novas estações, sendo que a de São Bento é assinada em parceria com Álvaro Siza Vieira.

As obras de prolongamento da Linha Amarela e a construção da Linha Rosa representam no total um acréscimo de seis quilómetros e sete estações à rede de metro do Porto e um investimento total superior a 400 milhões de euros.

+ notícias: Porto

Passado do Embaixador ainda vive no novo Burger King dos Aliados

A histórica Rua de Sampaio Bruno, na Baixa do Porto, é agora o novo lar de um restaurante Burger King. O espaço nasce no antigo Café Embaixador, depois do encerramento em 2022. Mas quem entra naquela superfície da cadeia de fast food ainda pode sentir o passado do emblemático café que funcionou ali por 65 anos.

Porto pressiona Governo por reforço da PSP e quer descentralizar formação

A Assembleia Municipal do Porto aprovou por unanimidade uma proposta do PSD que insta o Governo a “tomar medidas de caráter urgente” e assegurar mais efetivos e recursos para a PSP, bem como a descentralizar a formação policial.

Cidadã expulsa volta a Assembleia Municipal do Porto e denuncia falta de polícia em vigílias

A cidadã que na semana passada foi expulsa da Assembleia Municipal do Porto voltou a intervir naquele órgão para denunciar que as vigílias em solidariedade com a Palestina continuam desprotegidas e sem policiamento.