Novas carruagens: Associação de pessoas com mobilidade reduzida lança desafio à Metro do Porto
Leonor Hemsworth
A nova carruagem da Metro do Porto, que já chegou a Portugal e esteve em exposição durante alguns dias na Estação da Trindade, tem levantado dúvidas e preocupações entre utilizadores. No que diz respeito às pessoas com mobilidade reduzida, alguns passageiros aperceberam-se de um degrau existente em todas as portas, aparentemente maior do que aqueles presentes nas carruagens atualmente utilizadas.
Boa ideia o Metro do Porto ter mostrado o novo veículo e de fazer perguntas aos passageiros. É preciso acabar com o degrau à entrada, resolver a barra para não se bater com a cabeça e alargar o espaço de circulação. pic.twitter.com/cvGYsbB7Cd
— Diogo Ferreira Nunes (@DiogoFNunes) February 14, 2023
Nesse sentido, e com o propósito de testar a acessibilidade da nova carruagem, que entrará em circulação em maio, a Associação Salvador lançou um desafio à Metro do Porto para que convidem um grupo de pessoas com deficiência – motora e não motora – a conhecer a nova carruagem e perceber se é ou não funcional.
"A Associação Salvador gostaria de desafiar o Metropolitano do Porto a juntar um grupo de pessoas com diferentes tipos de deficiência para testar as acessibilidades e mobilidade nas novas carruagens do Metropolitano. Esta temática é de extrema importância e por este facto, acreditamos que virá desta experiência uma mais valia e valor acrescentado para um Metropolitano inclusivo a todos. Para além disso, a associação disponibiliza-se "para convocar pessoas com diferentes tipos de deficiência a fazerem parte deste grupo/experiência, com horário e dia a definir pelo Metropolitano do Porto".
O Porto Canal sabe que, juntamente com o pedido de visita conjunta, a associação pediu à Metro do Porto as especificidades da nova carruagem, que a entidade garantiu ao Porto Canal cumprirem com as normas europeias de acessibilidade. Para além disso, a empresa de transportes reforçou que uma das maiores preocupações na concretização do projeto prendeu-se, precisamente, com as pessoas que têm maiores dificuldades de locomoção.
A Associação Salvador disse também ao Porto Canal que o metro portuense é dos transportes públicos mais exemplares, em comparação, nomeadamente, com o de Lisboa, que não é tão prático nem pensado para pessoas com mobilidade reduzida.
A nova carruagem da Metro do Porto, a primeira de 18 encomendadas à empresa chinesa 'CRRC Tangshan a entrar em circulação – em maio – esteve em exibição durante alguns dias na estação de metro da Trindade e, durante esses dias, a Metro do Porto realizou “um inquérito de avaliação junto dos vários visitantes”. De acordo com a Metro do Porto “o feedback que recebemos foi extremamente positivo no geral. De qualquer forma, teremos também em consideração, dentro do possível, as sugestões deixadas pelas pessoas nos tais ajustes a efetuar”.
O Porto Canal foi visitar a carruagem à oficina em que se encontra. O novo veículo está, neste momento, em fase de testes mais avançados, numa preparação para entrar em circulação, de acordo com a data prevista, já daqui a três meses.
A nova carruagem tem 64 lugares sentados, mas uma capacidade total de 244 passageiros. O modelo mais recente em circulação - mais voltado para viagens de maior curso - tem 100 lugares sentados e uma capacidade de 248 pessoas. Para além disso, as novas carruagens vão circular sempre em unidades duplas, o que permite o dobro da capacidade.
No que diz respeito às barras horizontais, que também preocuparam alguns passageiros por parecerem demasiado baixas, sabe-se que a distância do chão para essas mesmas barras é de 1,90m. Já as carruagens atualmente em circulação possuem uma altura interior superior.