Indecisão sobre novo presidente da APDL põe em causa concurso para terminal

Indecisão sobre novo presidente da APDL põe em causa concurso para terminal
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Porto Canal

O concurso para um novo terminal de contentores e multiusos não se realiza enquanto não houver novo presidente do conselho de administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), avança o jornal económico ECO.

O novo presidente escolhido é João Neves, opção do ministro das Infraestruturas João Galamba, o que criou descontentamento entre os socialistas do distrito do Porto, como noticiou o Porto Canal a 7 de fevereiro.

João Neves foi a escolha do Ministro das Infraestruturas João Galamba para render Nuno Araújo na presidência da APDL. O antigo chefe de gabinete de Pedro Nuno Santos abandonou o cargo por iniciativa própria a 31 de dezembro de 2022, data em que o lugar foi interinamente assumido pela vogal Cláudia Soutinho.

Contudo, até à demissão de Pedro Nuno Santos (29 de dezembro de 2022), que tinha a pasta das Infraestruturas, a nomeação de Miguel Lemos Rodrigues, atual presidente das Águas de Gaia, era praticamente certa.

O agora ex-presidente da APDL, Nuno Araújo, em entrevista ao ECO em outubro de 2022, falava num projeto de expansão. “Se queríamos responder às necessidades da indústria e aos investimentos – como o aumento do quebra-mar e ao lançamento do concurso para o novo terminal, que poderá ser lançado ainda neste ano – isso vai aumentar a capacidade de resposta das infraestruturas portuárias na região. O terminal terá capacidade para receber navios até 8.000 t.e.u. (cada t.e.u. corresponde a um contentor). Se hoje podemos receber 40% da frota mundial de navios, no futuro poderemos receber 70% da frota mundial“, referia Nuno Araújo.

O projeto envolve um custo de 220 milhões de euros, no entanto pode trazer novas concessionárias. A concessão dos contentores é atualmente detida pelo grupo turco Yildirim. A Galp tem um terminal de contentores privado, já a ETE detém o terminal de carga, noticia o ECO.

Contudo, com este novo terminal, já que o grupo turco não tem exclusividade da concessão na APDL, abre-se a porta ao lançamento de um concurso.

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