Distrital do PSD no Porto quer "medidas urgentes" na gestão do porto de Leixões

Distrital do PSD no Porto quer "medidas urgentes" na gestão do porto de Leixões
| Norte
Porto Canal/Agências

A distrital do PSD no Porto vai pedir aos deputados do distrito que exijam do Governo "medidas urgentes na gestão da APDL" para evitar prejuízos para a economia nortenha, referindo-se a demoras nas entregas no porto de Leixões.

De acordo com um comunicado esta sexta-feira enviado à Lusa, a distrital do PSD no Porto, liderada por Sérgio Humberto, vai solicitar aos deputados do seu círculo "que exijam do Governo", no parlamento, "medidas urgentes na gestão da APDL [Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo] a fim de evitar os elevados, e constantes, prejuízos para a economia no Norte do país".

"Esperar mais de três horas para realizar os serviços é uma situação que não é de todo benéfica para a economia portuguesa, e só demonstra a má administração da APDL", disse Sérgio Humberto, também presidente da Câmara da Trofa, citado no comunicado da distrital do PSD.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da APDL disse que os tempos de espera "estão a aproximar-se paulatinamente dos normais", estando em causa a implementação de um novo sistema operativo de terminais Navis4, que segundo a APDL é "o mais utilizado em todo o mundo".

"O novo sistema prevê um aumento da eficiência que vai acontecer em breve", disse fonte da APDL à Lusa, explicando que a entrada em vigor de um novo sistema de operação "tem necessariamente um período de adaptação, quer do sistema quer dos recursos humanos que estão a lidar com novo sistema".

No comunicado desta sexta-feira, Sérgio Humberto acusou ainda a APDL e o Governo "de nada estarem preocupados com o facto do porto de Leixões ter registado ultimamente uma quebra de 2% face aos 15,1 milhões de toneladas movimentadas de 2021, enquanto o porto da Corunha, que compete diretamente com Leixões, ter registado um aumento de 25,6% na carga movimentada”.

Já para o presidente da concelhia de Matosinhos do PSD, Bruno Pereira, os atrasos apontados pelo partido estão a causar, "em conjunto com a inoperância constante da ponte móvel, um dramático problema de mobilidade em Leça e Matosinhos".

O responsável concelhio acusou ainda as "sucessivas administrações socialistas da APDL" de agirem "como se o território fosse seu", com a "anuência e submissão da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro", do PS.

"A APDL é um dos poucos símbolos cujo poder de decisão se mantém a Norte e é da maior importância económica para o país, sendo atualmente uma das principais portas de entrada e saída de mercadorias da Península Ibérica", conclui Sérgio Humberto no comunicado da distrital.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).