Notícia Porto Canal. Futuro da APDL abre guerra entre socialistas do Porto

Luísa Salgueiro e Eduardo Vítor Rodrigues estão em rotura depois de a escolha de João Neves para a APDL ter caído mal na distrital socialista
| Porto
João Gomes

A escolha de João Neves para a presidência do conselho de administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) está a provocar um terramoto político entre os socialistas do distrito do Porto. O Porto Canal sabe que o nome do atual presidente das Águas do Alto Minho (AdAM) não caiu bem junto da distrital liderada por Eduardo Vítor Rodrigues.

João Neves foi a opção do Ministro das Infraestruturas João Galamba para render Nuno Araújo na presidência da APDL. O antigo chefe de gabinete de Pedro Nuno Santos abandonou o cargo por iniciativa própria a 31 de dezembro, data em que o lugar foi interinamente assumido pela vogal Cláudia Soutinho.

No entanto, o futuro da APDL está longe de reunir consensos. Fonte ligada ao processo adiantou ao Porto Canal que até à demissão de Pedro Nuno Santos a nomeação de Miguel Lemos Rodrigues, atual presidente das Águas de Gaia, era praticamente certa. Mas a saída de Pedro Nuno na madrugada de 29 de dezembro precipitou um recuo no processo. Em visita ao Porto, a 17 de janeiro, o novo ministro das Infraestruturas João Galamba trouxe a primeira alternativa – Cláudia Soutinho, que terá levantado resistências e provocado um novo revés. João Neves acabaria por ser indicado por Galamba, com o apoio da autarca de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e a graça do ex-ministro e ex-presidente da APDL, Matos Fernandes, no final de janeiro.

Porto Canal

João Neves é presidente das Águas do Alto Minho (AdAM) desde abril de 2022.

O espectro de Matos Fernandes

João Neves foi chefe da divisão de obras da APDL entre 1999 e 2013, ano em que abandonou a empresa para emigrar para Moçambique, onde já se encontrava João Pedro Matos Fernandes. Por esta data, o ex-ministro do Ambiente trabalhava para as empresas Terminais do Norte e Portos do Norte, tendo chegado a assumir a gestão do Porto de Nacala, no norte de Moçambique. A proximidade entre ambos é pública, e fonte próxima garantiu ao Porto Canal que Matos Fernandes terá tido uma influência determinante na decisão do seu anterior secretário de estado e agora ministro das Infraestruturas João Galamba.

O novo presidente da APDL regressou de Maputo, onde desempenhou funções de Diretor de Engenharia e membro do Conselho Executivo da Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo, em 2017, pela mão de Matos Fernandes. Primeiro, como administrador executivo das Águas do Douro e Paiva e da SIMDOURO (2017-2020), depois, já com Galamba como Secretário de Estado do Ambiente, como administrador executivo das Águas de Portugal (2020-2022). Chegou ainda a presidente das Águas do Alto Minho (2022-2023) na era de Duarte Cordeiro.

A realidade da APDL é também bem conhecida de Matos Fernandes. O engenheiro, especialista em transportes e com vasta experiência no domínio da gestão portuária, foi vogal do conselho de administração da empresa entre 2005 e 2008 e presidente entre 2008 e 2012.

A influência do ex-ministro do Ambiente na nomeação de João Neves não é bem vista entre os socialistas críticos da escolha. Um dirigente do partido lembrou que Matos Fernandes está agora dedicado “aos negócios” (foi anunciado como consultor da Abreu, uma influente sociedade de advogados de Lisboa) e que deveria “manter-se afastado da vida política”, apontando para potenciais conflitos de interesse envolvendo entidades com interesses económicos no porto.

Porto Canal

João Galamba foi nomeado Secretário de Estado do Ambiente, pasta à data liderada por Matos Fernandes, em 2019. A proximidade entre ambos vem desde essa data e poderá ter sido decisiva na escolha de João Neves para a APDL (Lusa)

Distrital do PS em ebulição

Em ebulição, o secretariado distrital do PS reuniu na manhã de sábado, tendo o tema do novo presidente da APDL dominado o encontro partidário. Eduardo Vítor Rodrigues foi porta-voz do mal-estar provocado pela escolha de João Neves em detrimento de Miguel Lemos. E o alvo do também presidente da Câmara de Gaia e da Área Metropolitana do Porto não foi apenas João Galamba. Luísa Salgueiro, que alinhou na escolha do ministro das Infraestruturas, terá sido objeto de duras críticas por parte do líder da distrital do PS Porto.

De acordo com um membro do secretariado presente na reunião que preferiu não se identificar, Eduardo Vítor terá acusado a colega de Matosinhos de “deslealdade”, por ter participado numa escolha que já estava previamente acertada. Já João Galamba — assegurou o líder da distrital aos restantes secretários — nunca terá consultado os órgãos do partido sobre o futuro da APDL.

Ao presidente da distrital juntaram-se outras vozes críticas dentro do secretariado, como a de Joel Azevedo, presidente da Associação de Comerciantes do Porto e próximo de Manuel Pizarro. Também o facto de João Neves ser próximo do PSD é argumento entre os críticos da sua indicação.

Além de ser o preferido da distrital socialista do Porto, Miguel Lemos Rodrigues é também sobrinho de José Lemos, conselheiro informal, amigo, homem da confiança e do núcleo restrito de António Costa. Lemos, que chegou a estar à frente das finanças do partido no tempo de Guterres, é consultor de negócios, associado e fundador da Clearwater International Portugal, e intermedeia operações societárias, como vendas e fusões, entre grandes empresas.

Porto Canal

O futuro da APDL colocou Eduardo Vítor Rodrigues e Luísa Salgueiro em rota de colisão. Na reunião da distrital do PS a autarca de Matosinhos foi acusada de "deslealdade"

Licença sem vencimento levanta dúvidas

João Neves é quadro da APDL desde 1999, mas o gestor está afastado da empresa há praticamente uma década, ao abrigo de uma licença sem vencimento que submeteu nos termos do estatuto do gestor público. Inicialmente pelo prazo de dois anos, para se deslocar para Moçambique, a licença foi sendo sucessivamente prolongada.

Segundo o jornal online ECO, que avançou com a notícia em primeira mão a 31 de janeiro, a legalidade da licença sem vencimento de João Neves está a ser questionada no seio da APDL, podendo mesmo vir a ser anulada.

Contactada pelo Porto Canal, a Águas do Alto Minho fez saber que João Neves não fará qualquer comentário às notícias da nomeação.

O nome de João Neves já terá seguido para a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP). Cláudia Soutinho e Joaquim Gonçalves mantêm-se vogais da administração.

+ notícias: Porto

Já circulam no Porto os carros da STCP que fiscalizam o estacionamento abusivo

Na tarde desta quinta-feira, foi avistado um veículo da STCP na zona das Antas, no Porto, com dois colaboradores no seu interior a fiscalizarem as viaturas mal-estacionados em frente às estações e nos corredor BUS.

PSD de Matosinhos denuncia existência de ratos nos jardins públicos do concelho

O PSD de Matosinhos denunciou esta quinta-feira a presença de ratos em jardins públicos do município, acusando a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro de “continuar a colocar em causa a saúde pública” apesar do alerta feito em fevereiro.

Zé Domingos, o Spiderman de Leça que entrou na discussão pelo Puskas

O próximo prémio Puskas pode estar a caminho de Leça da Palmeira. No passado dia 24 de março, Zé Domingos recebeu a bola no peito dentro da área de costas para a baliza e teve um momento de inspiração provavelmente único na carreira. “O meu instinto foi dominar para cima e fazer o pontapé de bicicleta”, contou o jogador do Leça ao Porto Canal. O que se seguiu está a correr o mundo do futebol.