Infraestruturas de Portugal anuncia previsão do fim das obras na ponte Luiz I
Porto Canal / Agências
O anúncio do arranque da construção do 'metrobus' do Porto esta semana, prolongando-se até 2024, vai aumentar o número de obras na cidade, que deverá observar levantamentos às restrições no trânsito já durante este ano. O primeiro levantamento de restrições deverá dar-se com o fim das obras no tabuleiro inferior da ponte Luiz I, iniciadas em outubro de 2021 e com duração prevista inicialmente de um ano, prazo que derrapou.
Fonte da Infraestruturas de Portugal (IP) confirmou esta segunda-feira à agência Lusa, conforme anteriormente anunciado, que as obras deverão terminar no final de março, reabrindo uma nova via de acesso ao centro da cidade.
Próxima à ponte Luiz I está a Rua Mouzinho da Silveira, também condicionada junto ao Largo de São Domingos devido à construção do novo túnel do rio da Vila, histórico curso subterrâneo de águas pluviais cujo desvio foi necessário para construir a futura estação de metro de São Bento/Liberdade.
O novo 'braço' do rio da Vila conectar-se-á no Largo de São Domingos ao canal existente vindo da Rua Mouzinho da Silveira em setembro, podendo aliviar a zona que atualmente está condicionada e recebe vários tipos de maquinaria pesada.
Já em junho, e de acordo com a edição desta segunda-feira do jornal Público, poderão ser levantadas algumas restrições na zona da Praça da Liberdade e Rua dos Clérigos, apesar da conclusão da empreitada da Linha Rosa só estar prevista para final de 2024.
O mesmo deverá suceder na zona da Avenida de França que, segundo o diário, "poderá regressar à sua configuração de origem", já que atualmente está com o seu percurso desviado.
Além dos já mencionados, há ainda desvios e condicionamentos ao trânsito em zonas como São Bento, Praça da Liberdade e Jardim do Carregal, fazendo as obras da Linha Rosa notar-se também em localizações como a Praça da Galiza, Praça Gomes Teixeira, Rua de Miguel Bombarda ou no terminal rodoviário do Bom Sucesso.
Fora do Porto, mas também com impacto ao nível do acesso à cidade, está a empereitada da extensão da Linha Amarela em Vila Nova de Gaia, que obrigou ao fecho do túnel rodoviário de Santo Ovídio, por onde passavam 40 mil carros por dia, estando a sua reabertura estimada também para junho, segundo o Jornal de Notícias.
Este ano deverão ainda arrancar as obras da futura Linha Rubi (Santo Ovídio - Casa da Música), com maiores impactos em Vila Nova de Gaia mas também nas zonas portuenses de Massarelos e do Campo Alegre, devido à construção da nova ponte sobre o rio Douro.