Temperaturas baixas. Porto reforça equipas de rua no apoio aos sem-abrigo

Temperaturas baixas. Porto reforça equipas de rua no apoio aos sem-abrigo
Miguel Nogueira (CM Porto)
| Porto
Porto Canal

Autarquia reforça equipas de rua para a distribuição de agasalhos, alimentação de conforto e bebidas quentes.

A Câmara do Porto vai reforçar as equipas de rua no apoio às pessoas em situação de sem-abrigo, a partir das 21 horas desta quarta-feira. Este contingente especial será constituído por dois elementos da Proteção Civil Municipal, dois elementos do Regimento dos Sapadores Bombeiros, dois técnicos do Departamento Municipal de Coesão Social e dois Técnicos das Equipas de Rua.

Apesar de ainda não estarem reunidos os critérios de estabelecidos pelo Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, que só é ativado com temperaturas mínimas abaixo dos 3ºC, durante três dias consecutivos, a Câmara do Porto avança, já a partir desta quarta-feira, com um reforço das equipas de rua, que diariamente acompanham as pessoas em situação de sem-abrigo.

As duas equipas multidisciplinares, constituídas no total por oito elementos vão distribuir agasalhos, cobertores, fornecer alimentação de conforto e bebidas quentes, assegurando uma monitorização intensiva das pessoas em situação mais vulnerável, face às temperaturas mais baixas que se têm sentido nos últimos dias. Procederão ainda à sinalização e encaminhamento para o NPISA Porto das pessoas que manifestem intenção de aderir a respostas de acolhimento social.

O NPISA Porto - Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo do Porto, coordenado pelo Município do Porto, é constituído por uma rede de mais de 60 entidades que atuam na área social.

O Plano de Contingência para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, no âmbito da Vaga de Frio 2023, estabelece que é ativado pelo Comandante Operacional Municipal da Proteção Civil, sempre que as temperaturas mínimas se situem abaixo dos 3ºC, durante três dias consecutivos.

Esta matriz é operacionalizada muito acima dos níveis parametrizados pela Proteção Civil Nacional para a vaga de frio, que estabelece como Alerta Amarelo valores entre 1 e -1ºC; Alerta Laranja, entre -2 e -3ºC; e Alerta Vermelho inferior a -3ºC.

Três restaurantes solidários em funcionamento

Os três restaurantes solidários da rede municipal – Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano, Baixa (Travessa de Passos Manuel) e Batalha – mantêm-se em funcionamento, assegurando mais de 550 refeições diárias, com o apoio dos voluntários da Associação CASA. Estes espaços substituem a distribuição da comida no espaço público.

+ notícias: Porto

As imagens dos milhares de cravos que encheram as ruas do Porto

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.

Mais de 15 mil passageiros viajaram à boleia da nova linha da STCP

A nova linha 404 da STCP, que faz ligação entre o Hospital São João e o Terminal Intermodal de Campanhã, registou mais de 15 mil validações no primeiro mês. Esta foi a primeira linha criada pela empresa em 20 anos.

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.