Proteção Civil do Porto alerta para agravamento do mau tempo na próxima semana

Proteção Civil do Porto alerta para agravamento do mau tempo na próxima semana
| Porto
Porto Canal

A existência de previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas durante a próxima semana levaram o Serviço Municipal de Proteção Civil do Porto a emitir um aviso e conjunto de recomendações à população.

De acordo com informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o distrito do Porto encontra-se com avisos amarelo e laranja para agitação marítima. O período mais crítico – que corresponde à duração do aviso laranja – será entre 03h00 do dia 16 e as 06h00 do dia 18 de janeiro.

Relativamente ao vento, este será de oeste com rajadas até 85 km/h no litoral e até 100 km/h nas terras altas e encontra-se previsto entre as 21h de dia 16 e as 03h de dia 17 de janeiro – Aviso amarelo.
"A temperatura irá sofrer uma diminuição, que será mais acentuada nos dias 17 e 18, com valores de temperatura mínima abaixo dos 5°C na generalidade do território, sendo entre -5 e 0°C no interior Norte e Centro, e entre 5 e 8°C nas regiões do litoral", alerta o IPMA. O aviso amarelo para neve, emitido a nível do distrito do Porto - válido entre 06h00 e as 18h00 de dia 17 de janeiro - deverá sentir-se no município do Porto, sob a forma de precipitação.

Como tal, a Proteção Civil Municipal recomenda à população a tomada das necessárias medidas preventivas e de proteção e a adoção de comportamentos adequados que permitam minimizar o risco existente, nomeadamente:

- A adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias ou com a redução da visibilidade e ao não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;

- Desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, como bueiros, algerozes e caleiras, e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculo ao livre escoamento das águas;

- O respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos junto da orla costeira e acessos aos molhes, nomeadamente na Avenida de D. Carlos I, Avenida do Brasil e Avenida de Montevideu ou outros que venha a ser necessário implementar;

- Especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude do vento forte e da forte saturação dos solos;

- À adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards, bekaerts, lonas publicitárias ou outras estruturas suspensas que necessitem de reforçar a sua fixação ou ser retirados;

- Atenção às informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e indicações, da Proteção Civil e das Forças de Segurança.

+ notícias: Porto

Eleições FC Porto: Comunicado da Diretora de Informação do Porto Canal

O Porto Canal está a preparar a emissão do dia das eleições à presidência do Futebol Clube do Porto.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

Homem detido por agredir um polícia junto ao Tribunal São João Novo

A PSP deteve um homem de 40 anos esta quinta-feira, junto ao Tribunal São João Novo, no Porto, por agredir um agente que ali prestava serviço, adiantou esta sexta-feira.