Fernando Pessoa recebe luz verde para curso de Medicina

| País
Porto Canal

A Universidade Fernando Pessoa é o segundo estabelecimento de ensino superior privado a receber autorização para iniciar um curso de Medicina, sendo que a primeira foi a Universidade Católica em setembro de 2021.

De acordo com o Jornal Público, a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior deu luz verde a um novo curso de Medicina no privado. Os alunos da Universidade Fernando Pessoa vão ter aulas no Porto e em Gondomar, uma vez que no Porto encontra-se a sede e em Gondomar existe já uma unidade de saúde privada.

O jornal noticia também que o curso será de seis anos com mestrado integrado. No entanto, as vagas só vão abrir no próximo ano letivo, já que o calendário do ensino superior encontra-se a meio.

Segundo o Público, a Fernando Pessoa não foi a única universidade a concorrer ao curso de Medicina. No final de 2021, também a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), em Gandra, concorreu à abertura do curso.

A luz verde para o novo curso de Medicina na Universidade Fernando Pessoa chegou no final da semana passada, mas a decisão ainda não foi oficializada. No entanto, segundo o jornal Público, a acreditação é válida por um período de um ano. Caso, ao fim de um ano de funcionamento, a formação demonstre cumprir todas as regras que lhe são impostas por lei e pela agência nacional, a acreditação será renovada por um período de três anos.

Esta instituição de ensino oferece ainda outros cursos na área da saúde, como as licenciaturas em enfermagem, medicina dentária, ciências farmacêuticas e análises clínicas e saúde pública, além de mestrados e pós-graduações.

O Presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, diz que esta "é uma excelente notícia" que "vai atrair novas pessoas para Gondomar". 

 

+ notícias: País

Operação Tutti Frutti. Benfica terá sido favorecido em cerca de dois milhões de euros

Em causa está o favorecimento da Câmara de Lisboa ao Benfica na altura em que Luís Filipe Vieira era presidente, noticia a SIC.

Redução de gases com efeito de estufa é lenta e nos transportes aumenta, alerta Zero

As emissões de gases com efeito de estufa (GEE) estão a descer mas num ritmo lento, alerta a associação ambientalista Zero, que salienta o aumento de emissões nos setores de transportes e na agricultura.

Farmácias vão poder dispensar medicamentos a doentes oncológicos

As farmácias comunitárias vão passar a dispensar medicamentos a doentes oncológicos que até ao momento só poderiam ser levantados no hospital, facilitando dessa forma a vida a milhares de pessoas evitando muitas deslocações desnecessárias. A notícia avançada pelo Jornal de Notícias este sábado dá conta que a medida deverá ser implementada já no segundo semestre deste ano.