Fernando Pessoa recebe luz verde para curso de Medicina

| País
Porto Canal

A Universidade Fernando Pessoa é o segundo estabelecimento de ensino superior privado a receber autorização para iniciar um curso de Medicina, sendo que a primeira foi a Universidade Católica em setembro de 2021.

De acordo com o Jornal Público, a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior deu luz verde a um novo curso de Medicina no privado. Os alunos da Universidade Fernando Pessoa vão ter aulas no Porto e em Gondomar, uma vez que no Porto encontra-se a sede e em Gondomar existe já uma unidade de saúde privada.

O jornal noticia também que o curso será de seis anos com mestrado integrado. No entanto, as vagas só vão abrir no próximo ano letivo, já que o calendário do ensino superior encontra-se a meio.

Segundo o Público, a Fernando Pessoa não foi a única universidade a concorrer ao curso de Medicina. No final de 2021, também a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), em Gandra, concorreu à abertura do curso.

A luz verde para o novo curso de Medicina na Universidade Fernando Pessoa chegou no final da semana passada, mas a decisão ainda não foi oficializada. No entanto, segundo o jornal Público, a acreditação é válida por um período de um ano. Caso, ao fim de um ano de funcionamento, a formação demonstre cumprir todas as regras que lhe são impostas por lei e pela agência nacional, a acreditação será renovada por um período de três anos.

Esta instituição de ensino oferece ainda outros cursos na área da saúde, como as licenciaturas em enfermagem, medicina dentária, ciências farmacêuticas e análises clínicas e saúde pública, além de mestrados e pós-graduações.

O Presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, diz que esta "é uma excelente notícia" que "vai atrair novas pessoas para Gondomar". 

 

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.