Utentes das piscinas do Porto vão ter direito a consultas de nutrição gratuitas

Utentes das piscinas do Porto vão ter direito a consultas de nutrição gratuitas
| Porto
Porto Canal

A partir desta terça-feira (17 de janeiro), a Piscina da Constituição vai oferecer avaliações nutricionais e sessões sobre práticas alimentares equilibradas gratuitas a todos os utentes das piscinas municipais.

A oferta surge no âmbito do projeto Nutrição Ativa e combina avaliações individuais com ações em grupo. As sessões vão acontecer às terças-feiras de manhã e às quartas-feiras à tarde. 

O objetivo é facilitar mudanças nos hábitos alimentares dos utilizadores das piscinas municipais e ajudar a prevenir o excesso de peso, a obesidade e as doenças crónicas não transmissíveis.

Os participantes com fatores de risco pré-definidos pelas equipas de saúde podem, depois, ser sinalizados para consulta de nutrição clínica em dois agrupamentos de centros de saúde da cidade – o ACeS Porto Ocidental e o ACeS Porto. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os hábitos alimentares inadequados e o excesso de peso (onde se inclui a obesidade) potenciam a mortalidade prematura e a morbilidade (com perda de anos de vida saudável), aumentam o risco da diabetes tipo 2, de alguns tipos de cancro ou de problemas cardiovasculares. Só em Portugal, mais de um terço das crianças e mais de metade dos adultos têm excesso de peso.

+ notícias: Porto

Alojamento é dificuldade cada vez maior para estudantes sem bolsa no Porto

O custo do alojamento continua a ser a maior dificuldade para os estudantes universitários em Lisboa e no Porto, e para as famílias de classe média sem acesso à bolsa, alertam federações académicas.

Na semana em que os combustíveis estão em modo 'sobe' e 'desce', onde é mais barato atestar no Grande Porto?

A próxima semana começa com ligeiras alterações nos preços dos combustíveis.

O tempo no Grande Porto vai mudar? Saiba com o que contar na primeira semana de março

Segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se, a partir desta segunda-feira, períodos de chuva, céu muito nublado, queda de neve nas terras altas, acima dos 1000/1200 metros e uma pequena subida da temperatura, em particular a mínima no interior Norte.