Ministro da Cultura responde a críticas da Seiva Trupe na inauguração da Biblioteca Municipal de Baião

| Norte
Porto Canal

A nova Biblioteca Municipal de Baião, um equipamento que ocupa as antigas escolas primárias da vila, edificado entretanto remodelado e ampliado, foi inaugurada este sábado, tendo contado com a presença do Ministro da Cultura.

Pedro Adão e Silva foi confrontando com as recentes críticas de Jorge Castro Guedes, diretor artístico da Seiva Trupe, que esteve na passada sexta-feira no bloco informativo “Hoje”, do Porto Canal, onde teceu fortes críticas à atuação do governante, nomeadamente na decisão que levou à exclusão da companhia do quadro de Apoios Sustentados da DGArtes.

Em declarações aos jornalistas, o Ministro da Cultura rejeitou as críticas, assegurando que "o concurso duplicou a sua dotação" com "51 mlhões de euros de apoio ao teatro", e sugeriu que a reflexão deve ser feita pelas companhias que têm visto os apoios negados.

Recorde-se que a Seiva Trupe, companhia emblemática do Porto que completa 50 anos em 2023, foi excluída da concessão do Apoio Sustentado da DGArtes. A companhia de teatro concorreu ao apoio para os próximos 4 anos, mas apesar de ter atingido a pontuação necessária à sua elegibilidade, não recebeu o apoio. A verba alocada à DGArtes para este fim foi considerada insuficiente.

Quanto à nova Biblioteca Municipal de Baião, a obra de construção civil representa um investimento de um milhão de euros, comparticipado em 75% por fundos europeus.

Além da reabilitação integral do edifício da antiga escola primária, situado na Avenida 25 de Abril, a obra acrescentou um novo volume com três pisos, ocupando uma área total de cerca de mil metros quadrados.

“O projeto assentou numa organização dos diferentes espaços para que o funcionamento da biblioteca possibilite horários e eventos alternativos, numa versatilidade capaz de aumentar a oferta cultural à comunidade”, indicou ainda fonte autárquica.

Na entrada principal, pela Avenida 25 de Abril, que manteve o traçado do antigo edifício escolar, será feito o acolhimento, informação e orientação dos utilizadores. Existirá também um balcão de atendimento, sala de formação, cafetaria e instalações sanitárias, sendo complementado com terraço e acesso aos pisos inferior e superior, quer por escadas, quer por elevador. Foi também criada uma rampa lateral para permitir o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

No piso inferior existe uma secção infantil e a área de animação para atividades diversas, assim como espaços de serviços internos (sala de receção, manutenção e depósito de documentos, área de trabalho, sala de informática, vestiários e arrumos). No piso superior irá funcionar a secção com livros para adultos e espaços de trabalho, arquivo e arrecadação.

Para o presidente da Câmara, Paulo Pereira, trata-se de “uma resposta fundamental na estratégia de desenvolvimento do concelho”, constituindo “um polo dinamizador da cultura e um local de conhecimento e de encontro de gerações”.

+ notícias: Norte

Plano Ferroviário Nacional estabelece estação de TGV de Gaia em Santo Ovídio

O Plano Ferroviário Nacional, aprovado pelo Governo em março e publicado esta quarta-feira em Diário da República (DR), estabelece que a estação de alta velocidade de Gaia é em Santo Ovídio, ligando às linhas Amarela e Rubi do metro.

Instalação de coletor em zona industrial de Matosinhos vai demorar mês e meio

A presidente da Câmara de Matosinhos explicou que a instalação do coletor novo na zona industrial da Arroteia, onde em março e esta quarta-feira houve inundações, vai demorar cerca de um mês e meio por ser uma obra complexa.

Governo e IP garantem que qualquer mudança no TGV tem de cumprir caderno de encargos

O Governo e a Infraestruturas de Portugal (IP) asseguraram esta quarta-feira que qualquer alteração ao traçado adjudicado no troço Porto-Oiã da linha de alta velocidade tem de cumprir a lei e o caderno de encargos.