Pinto da Costa grava vídeo de apoio à Seiva Trupe e apela à intervenção de Rui Moreira 

| Norte
Porto Canal

A Seiva Trupe, companhia emblemática do Porto que completa 50 anos em 2023, continua a lutar, após ter sido excluída da concessão do Apoio Sustentado da DGArtes. A companhia de teatro concorreu ao apoio para os próximos 4 anos, mas apesar de ter atingido a pontuação necessária à sua elegibilidade, não recebeu o apoio. A verba alocada à DGArtes para este fim foi considerada insuficiente.

Esta decisão da DGArtes tem levado a uma onda de solidariedade para com a Seiva Trupe, através do apoio em forma de depoimento de várias figuras públicas nacionais e internacionais. O presidente do Futebol Clube do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, declarou o seu apoio num vídeo em que para além de referir a importância da Seiva Trupe como entidade cultural, apela ainda à intervenção do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

Para além de Pinto da Costa, a icónica Companhia Teatral do Porto tem recebido vários apoios em forma de depoimento escrito ou em vídeo: desde Guillermo Heras, Presidente da Associação de Encenadores de Espanha, António Sampaio da Nóvoa, Embaixador na UNESCO, ex-candidato presidencial e ex-Reitor da Universidade de Lisboa, o investigador Manuel Sobrinho Simões, Isabel Pires de Lima, ex-Ministra da Cultura, o Professor e Físico Carlos Fiolhais, o Bispo do Porto, Dom Manuel Linda, Carlos Avilez, diretor do teatro Experimental de Cascais e ex-diretor do Teatro Nacional D. Maria II, Maria do Céu Guerra, atriz, o músico Rui Reininho, entre muitos outros.

São várias as iniciativas que têm estado a decorrer desde o final do ano passado, entre elas a petição “Não deixaremos morrer a Seiva Trupe”, organizada por cidadãos da sociedade civil e que já ultrapassou as 4400 assinaturas.

Em breve a Seiva Trupe vai entregar um Requerimento Hierárquico e continuará as várias iniciativas de protesto pela sobrevivência da Companhia Teatral.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.