Pinto da Costa grava vídeo de apoio à Seiva Trupe e apela à intervenção de Rui Moreira 

| Norte
Porto Canal

A Seiva Trupe, companhia emblemática do Porto que completa 50 anos em 2023, continua a lutar, após ter sido excluída da concessão do Apoio Sustentado da DGArtes. A companhia de teatro concorreu ao apoio para os próximos 4 anos, mas apesar de ter atingido a pontuação necessária à sua elegibilidade, não recebeu o apoio. A verba alocada à DGArtes para este fim foi considerada insuficiente.

Esta decisão da DGArtes tem levado a uma onda de solidariedade para com a Seiva Trupe, através do apoio em forma de depoimento de várias figuras públicas nacionais e internacionais. O presidente do Futebol Clube do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, declarou o seu apoio num vídeo em que para além de referir a importância da Seiva Trupe como entidade cultural, apela ainda à intervenção do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

Para além de Pinto da Costa, a icónica Companhia Teatral do Porto tem recebido vários apoios em forma de depoimento escrito ou em vídeo: desde Guillermo Heras, Presidente da Associação de Encenadores de Espanha, António Sampaio da Nóvoa, Embaixador na UNESCO, ex-candidato presidencial e ex-Reitor da Universidade de Lisboa, o investigador Manuel Sobrinho Simões, Isabel Pires de Lima, ex-Ministra da Cultura, o Professor e Físico Carlos Fiolhais, o Bispo do Porto, Dom Manuel Linda, Carlos Avilez, diretor do teatro Experimental de Cascais e ex-diretor do Teatro Nacional D. Maria II, Maria do Céu Guerra, atriz, o músico Rui Reininho, entre muitos outros.

São várias as iniciativas que têm estado a decorrer desde o final do ano passado, entre elas a petição “Não deixaremos morrer a Seiva Trupe”, organizada por cidadãos da sociedade civil e que já ultrapassou as 4400 assinaturas.

Em breve a Seiva Trupe vai entregar um Requerimento Hierárquico e continuará as várias iniciativas de protesto pela sobrevivência da Companhia Teatral.

+ notícias: Norte

PJ faz buscas na Câmara de Aveiro por suspeitas de prevaricação e violação urbanística

A Polícia Judiciária (PJ) realizou esta sexta-feira buscas na Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de uma investigação sobre a eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas.

Câmara de Gaia com orçamento de 328 milhões de euros para este ano

O orçamento da Câmara de Vila Nova de Gaia para este ano é de 328,715 milhões de euros, mais 43,9 milhões de euros face ao de 2025, segundo documento a que a Lusa teve acesso.

Câmara de Matosinhos aprova por maioria aumento de tarifa da água para 2026

A Câmara de Matosinhos aprovou, por maioria, o novo tarifário da água para este ano, que para consumos domésticos aumenta entre 1,36% e 2,54%, revelaram vereadores da oposição social-democrata e do Chega.