Marcelo Rebelo de Sousa perentório: Rita Marques violou "claramente" a lei

Marcelo Rebelo de Sousa perentório: Rita Marques violou "claramente" a lei
| País
Porto Canal

O presidente da República considera que a ex-secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, violou a lei ao ter ido trabalhar para o World of Wine (WoW), setor ao qual, um há menos de um ano, tinha concedido privilégio fiscais, através de um despacho onde reconhecia o seu estatuto de utilidade turística definitiva.

A ex-governante “não devia ter ido trabalhar para um setor no qual exerceu poderes de autoridades”, realça o Presidente da República, em declarações aos jornalistas à margem de um evento no Museu Nacional dos Coches.

O Chefe de Estado considera que "para que não restem dúvidas de que independentemente da boa-fé, da honestidade, da transparência da pessoa que governou", um governante não deve aceitar ir para um setor que foi por si tutelado. 

"Quando alguém é indicado para exercer uma função política, faz uma escolha e essa escolha está na lei. Para a mulher de César parecer honesta, não basta sê-lo, tem de parecê-lo", acrescenta. 

Recorde-se que o empreendimento turístico World of Wine (WOW), em Vila Nova de Gaia, obteve benefícios fiscais em sede de IMI de 266 mil euros em 2020 e 2021, enquanto Rita Marques era secretária de Estado do Turismo, segundo a lista de contribuintes obtida pelo Observador. A antiga governante foi depois contratada para ser administradora executiva da The Fladgate Partnership, ficando na direção do WOW, 38 dias depois de ser exonerada do Governo.

 

+ notícias: País

Docentes do ensino superior pedem respeito por manifestações de alunos

Docentes, investigadores e administrativos do ensino superior juntaram-se numa petição dirigida órgãos dirigentes de universidades e institutos politécnicos portugueses para pedir o respeito do direito de manifestação dos alunos, sem recurso à violência.

Parlamento elege representantes para os conselhos de Defesa, Informações e Segurança

O parlamento elege esta sexta-feira os seus representantes para os conselhos superiores de Defesa, de Informações, de Segurança Interna e de Segurança do Ciberespaço, cujos candidatos foram alvo de um acordo entre PSD e PS.

"Pelas pessoas e pela igualdade". Marcelo e Montenegro assinalam Dia Internacional contra a Homofobia

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, assinala esta sexta-feira o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia com o compromisso para com um país mais justo em que ninguém é discriminado pela orientação sexual.