Governo extinguiu secretaria de Estado da Agricultura

Porto Canal
O Governo extinguiu a secretaria de Estado da Agricultura. Decreto foi publicado esta sexta-feira em Diário da República.
De acordo com o documento, com esta decisão "a Ministra da Agricultura e da Alimentação é coadjuvada no exercício das suas funções pela Secretária de Estado das Pescas".
O cargo era assumido por Carla Alves que no dia 5 de janeiro apresentou a demissão depois de terem surgido notícias sobre a existência de contas conjuntas com o marido que estavam arrestadas.
O "lugar" não foi entretanto ocupado novamente e esta sexta-feira foi publicada a nova decisão.
O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal considera que com esta decisão de reorganização do executivo “há um recado do Governo para os agricultores se dedicarem à pesca”.
Eduardo Oliveira e Sousa destaca que o descontentamento do setor “não tem a ver com pessoas, tem a ver com escolhas de políticas” e prosseguiu acrescentando que “há muitas pessoas competentes no país, mas não há, neste momento, competência no Ministério da Agricultura. A ministra da Agricultura é incompetente, a ministra da Agricultura não consegue lidar com os assuntos da política agrícola comum”, atirou.
Maior eficiência ou dificuldade em encontrar substituto?
Luís António Santos, destaca que o executivo pode justificar a extinção da secretaria de Estado numa lógica de maior eficiência.
O comentador do Porto Canal realça “havia agregada a esta pasta [Agricultura] uma carga específica negativa e, portanto, pode ter havido bastantes dificuldades em encontrar alguém”, aponta o comentador.