Governo extinguiu secretaria de Estado da Agricultura 

Governo extinguiu secretaria de Estado da Agricultura 
| Política
Porto Canal

O Governo extinguiu a secretaria de Estado da Agricultura. Decreto foi publicado esta sexta-feira em Diário da República. 

De acordo com o documento, com esta decisão "a Ministra da Agricultura e da Alimentação é coadjuvada no exercício das suas funções pela Secretária de Estado das Pescas".

O cargo era assumido por Carla Alves que no dia 5 de janeiro apresentou a demissão depois de terem surgido notícias sobre a existência de contas conjuntas com o marido que estavam arrestadas. 

O "lugar" não foi entretanto ocupado novamente e esta sexta-feira foi publicada a nova decisão. 

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal considera que com esta decisão de reorganização do executivo “há um recado do Governo para os agricultores se dedicarem à pesca”.

Eduardo Oliveira e Sousa destaca que o descontentamento do setor “não tem a ver com pessoas, tem a ver com escolhas de políticas” e prosseguiu acrescentando que “há muitas pessoas competentes no país, mas não há, neste momento, competência no Ministério da Agricultura. A ministra da Agricultura é incompetente, a ministra da Agricultura não consegue lidar com os assuntos da política agrícola comum”, atirou.

 

Maior eficiência ou dificuldade em encontrar substituto?

Luís António Santos, destaca que o executivo pode justificar a extinção da secretaria de Estado numa lógica de maior eficiência.

O comentador do Porto Canal realça “havia agregada a esta pasta [Agricultura] uma carga específica negativa e, portanto, pode ter havido bastantes dificuldades em encontrar alguém”, aponta o comentador.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.