Notícia Porto Canal: Metro contrata LNEC para avaliar inundações na zona histórica do Porto

Notícia Porto Canal: Metro contrata LNEC para avaliar inundações na zona histórica do Porto
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A Metro do Porto vai encomendar ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil um estudo para avaliar a resposta das estruturas hidráulicas durante as chuvas fortes deste sábado que provocaram inundações na zona histórica do Porto. Ao Porto Canal, fonte da empresa avançou que na madrugada deste domingo tiveram início intervenções na obra para prevenir novas inundações.

Durante a noite de sábado, teve lugar na câmara do Porto uma reunião da comissão técnica formada na sequência das inundações. Presentes no encontro estiveram o vice-presidente da autarquia, Filipe Araújo, o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, representantes da empresa responsável pela empreitada da futura linha rosa e especialistas da FEUP. Da reunião, saiu a decisão de proceder a algumas intervenções imediatas na obra do Metro na Praça da Liberdade, Avenida dos Aliados e Rua Sá da Bandeira, designadamente a demolição de muros e outros elementos construtivos que poderão dificultar a circulação das águas pluviais. A obra, em curso já durante a madrugada deste domingo, ficou a cargo da ACA Ferrovial, o empreiteiro espanhol que conduz a construção da linha rosa.

Fonte da Metro do Porto avançou ainda ao Porto Canal que a empresa irá encomendar ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil um estudo, com caráter de urgência, para avaliar a capacidade de resposta da rede hidráulica projetada e em funcionamento, durante a obra, naquela zona da cidade. O estudo, a realizar nas próximas semanas, deverá ser apresentado pelo presidente Tiago Braga assim que concluído.

O estudo visa apurar se estruturas como sumidouros, bocas de lobo e sarjetas estão corretamente dimensionados e em quantidade suficiente. Outro dos pontos em análise é o desvio do rio da Vila, em curso na empreitada da Metro do Porto. A empresa tem projetado um novo canal subterrâneo entre a Praça da Liberdade e o Largo de S. Domingos, com um diâmetro de 6 metros, que deverá entrar em funcionamento até ao final do ano. O novo canal irá receber os vários braços do afluente do Douro e conduzir o caudal até à infraestrutura existente junto da Praça do Infante.

Porto CanalAs obras da Metro do Porto para a construção da futura linha Rosa podem estar na origem das inundações deste sábado. O projeto prevê a construção de um canal para desviar o Rio da Vila na zona da Praça da Liberdade, rua Sá da Bandeira e rua Mouzinho da Silveira

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