Só um comerciante do Porto vai ter apoio devido às enxurradas de janeiro

Só um comerciante do Porto vai ter apoio devido às enxurradas de janeiro
| Porto
Porto Canal / Agências

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) considerou elegível ao sistema de apoio apenas uma das sete candidaturas submetidas por comerciantes do Porto que foram afetados pelas enxurradas de 7 de janeiro.

Em resposta à agência Lusa, a CCDR-N avançou que recebeu, no total, sete candidaturas de comerciantes do Porto ao Sistema de Apoio à Reposição das Capacidades Produtivas e da Competitividade, cuja criação foi aprovada, por decreto-lei, a 11 de janeiro.

“Destas sete candidaturas, apenas uma foi considerada elegível, e esta tem um apoio aprovado de 1.705 euros”, acrescentou a comissão, sem adiantar, no entanto, por que razão as restantes seis candidaturas não foram consideradas elegíveis.

Também em resposta à Lusa, a Câmara do Porto afirmou que os comerciantes afetados pelo mau tempo foram apoiados pela Divisão Municipal de Comércio no preenchimento das candidaturas ao referido apoio, mas remeteu esclarecimentos para a CCDR-N, entidade gestora das candidaturas.

O concelho do Porto registou em 7 de janeiro, em menos de duas horas, 150 pedidos de ajuda por causa das inundações em habitações e vias públicas, principalmente na baixa da cidade, adiantou no dia à Lusa fonte da Proteção Civil local.

Um mês depois das enxurradas, apenas nove dos 172 estabelecimentos comerciais afetados tinha enviado informação completa para apurar os prejuízos causados, revelou à época a autarquia.

À Lusa, a Câmara do Porto adiantou que, entre 7 e 12 de janeiro, tinha sido registada informação relativa a 172 estabelecimentos comerciais nas zonas afetadas, nomeadamente na Praça Almeida Garrett, Largo dos Loios, Rua Trindade Coelho, Rua das Flores, Rua Afonso Martins Alho, Rua Mouzinho da Silveira e Rua de S. João.

Dos 172 estabelecimentos, 17 tinham já apurado o valor aproximado dos prejuízos, mas apenas nove tinham enviado informação completa sobre os danos causados pelo mau tempo.

Segundo a autarquia, 75 tinham confirmado não ter qualquer dano ou prejuízo, 40 ainda estavam a avaliar os danos causados, 32 estavam encerrados ou o responsável não se encontrava presente no momento da visita e oito referiram apenas ter tido quebras na faturação no período em que as lojas estiveram fechadas.

No final de dezembro de 2022 e início de 2023, a região Norte foi afetada pelo mau tempo devido à precipitação intensa, tendo causado estragos como enxurradas, derrocadas, aluimentos e cheias pontuais.

Numa audição da Comissão de Administração Pública, Ordenamento do Território e Poder Local, o presidente da CCDR-N, António Cunha, avançava, em fevereiro, que a contabilização dos prejuízos causados pelo mau tempo no Norte ia nos 60,5 milhões de euros, excluindo o setor privado.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).