O Rio da Vila e as águas que correm no subsolo do Porto

O Rio da Vila e as águas que correm no subsolo do Porto
| Norte
Porto Canal

Há um novo túnel do Rio da Vila, com seis metros de diâmetro, a ser construído no coração da cidade do Porto.

Este novo túnel vai servir para desviar as águas da futura estação de metro de São Bento, precisamente onde passa parte do caudal deste rio histórico.

 Porto Canal

 Porto Canal

Porto Canal

O Rio da Vila foi um dos primeiros ribeiros da cidade do Porto a desaguar no Douro.

Porto Canal

Porto Canal

O Curso da água deste rio corre literalmente debaixo do solo portuense, entre a Praça Almeida Garrett, junto à Estação de São Bento, e o Largo de São Domingos.

Ao longo do séc. XIX, o rio que resulta da confluência de vários cursos de água, foi sendo progressivamente encanado, fruto dos projetos urbanísticos da cidade.

Porto Canal

Desta forma, rio e cidade foram mudando ao longo dos tempos.

O processo de encanamento do Rio da Vila coincide com a demolição da muralha Fernandina da cidade, cujas pedras foram utilizadas em grandes obras da cidade, inclusive para a construção das galerias que acompanham o curso de água deste rio, no subsolo da Rua Mouzinho da Silveira, por exemplo.

As obras de metro para a construção da nova linha Rosa obrigaram a uma mudança na trajetória do curso de água do Rio da Vila, para dar lugar à nova estação de metro de São Bento.

Porto Canal

O novo desvio terá um túnel com o comprimento de 536 metros, dos quais 170 já estão escavados e prevê-se que a obra esteja concluída em setembro de 2023.

 

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.