Novas regras de acesso ao ensino superior com novas alterações a partir de 2024

Novas regras de acesso ao ensino superior com novas alterações a partir de 2024
| País
Porto Canal

Os exames nacionais vão passar a ser requisito necessário para o acesso ao ensino superior e deixarão de ser obrigatórios para a conclusão do ensino secundário.

Segundo a notícia avançada pelo ‘Jornal de Notícias’, o Governo e parceiros do setor estão a negociar o novo modelo de acesso ao ensino superior, que deverá entrar em vigor já no início do próximo ano letivo e, ao que tudo indica, deverá incluir três exames nacionais, um deles a Português.

De acordo com a informação avançada na manhã desta quinta-feira, as notas do secundário que até agora tinham um peso de 50% para o acesso ao ensino superior, passarão a ter um mínino de 35%. Dessa forma, os exames nacionais contam com mais peso e contribuem para evitar a disparidade de notas que se tem verificado entre os estabelecimentos de ensino públicos e privados.

Neste novo modelo que ainda se encontra em estudo, o número de provas para prosseguir os estudos deverá ser de três, sendo que uma delas é Português. As regras deverão ser conhecidas ainda este mês.

Recorde-se que nos anos anteriores à pandemia, era obrigatória a realização de quatro exames nacionais.

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).