Inscrições para provas e exames de acesso ao ensino superior abrem esta terça-feira

Inscrições para provas e exames de acesso ao ensino superior abrem esta terça-feira
| País
Porto Canal

O período de inscrições para as provas nacionais e para os exames de acesso ao ensino superior está oficialmente aberto a partir desta terça-feira, anunciou o Ministério da Educação em comunicado.

Os alunos poderão inscrever-se até ao dia 17 de abril na Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE).

"Na sequência da publicação do Decreto-Lei que estabelece, para o ano letivo de 2022-2023, medidas excecionais e temporárias relativamente à avaliação, aprovação de disciplinas, conclusão dos cursos científico-humanísticos do Ensino Secundário e acesso ao Ensino Superior, foi ontem [segunda-feira] publicado o Despacho Normativo que aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básicos e Secundário", pode ler-se no comunicado do Ministério da Educação enviado às redações.

Para os alunos do ensino secundário, estas serão as provas exigidas para acesso ao ensino superior, podendo também ser usadas como melhoria de nota em exames anteriores ou para subir a nota atribuída pelos professores.

Recorde-se que este ano as regras de acesso ao ensino superior mantêm-se iguais, continuando a vigorar as medidas excecionais e temporárias estabelecidas durante a pandemia.

 

+ notícias: País

Costa quer ver início da obra do TGV Porto-Lisboa antes de sair do Governo

O ainda primeiro ministro António Costa quer ver o lançamento do concurso para o primeiro troço da nova linha de alta velocidade Lisboa-Porto antes de sair definitivamente do Governo. A notícia, avançada pelo semanário Expresso, refere que Costa já sinalizou ao líder do PSD que o projeto do TGV é um assunto a tratar em breve para poder candidatar-se a fundos europeus, estando apenas à espera que a Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos (UTAP) conclua o trabalho técnico sobre a viabilidade jurídica e financeira do projeto.

40 mil voluntários em campanha de Natal para ajudar o Banco Alimentar na recolha de alimentos

O Banco Alimentar Contra a Fome realiza até domingo uma nova campanha de recolha de alimentos nos supermercados com o apoio de 40 mil voluntários.

Feriado porquê? O que se comemora no 1 de dezembro

O feriado de 1 de dezembro foi suspenso em 2012 e na época criou uma forte indignação. O objetivo da suspensão, aprovada sob o governo de Passos Coelho em 2012, foi "acompanhar, por esta via, os esforços de Portugal e dos portugueses para superar a crise económica e financeira que o país atravessa". Mas ele voltou. Em 2016, o primeiro de dezembro volta a ser feriado em Portugal, dando as boas-vindas ao último mês do ano com uma folga para a maioria dos portugueses.