Administradores da TAP recebem mais desde que Governo nacionalizou companhia

Administradores da TAP recebem mais desde que Governo nacionalizou companhia
| País
Porto Canal

A equipa executiva responsável pela gestão da TAP teve um aumento salarial desde que o Governo de António Costa nacionalizou a 100% a companhia aérea em 2020, segundo documentos publicados pela própria transportadora.

Pelo que é possível perceber na comparação de dados de vencimentos entre 2019 (quando a TAP era gerida por privados) e 2021 (quando a empresa passou a ser gerida unicamente pelo Estado), a carga salarial do Conselho de Administração da TAP passou de 1,568 milhões de euros brutos anuais para 2,624 milhões de euros. Ou seja, na teoria, houve um aumento de 67,3%, mesmo que depois seja necessário considerar que, atualmente e por motivos de controlo financeiro, toda a administração da TAP esteja sujeita a um corte do vencimento de 30%. Apesar desta redução, o valor global final recebido pelos gestores de topo da empresa continua a ser mais elevado do que em 2019: 1,837 milhões de euros anuais brutos.

Segundo contas feitas inicialmente pela CNN Portugal, e agora confirmadas pelo Porto Canal, os gestores da TAP ficaram com mais regalias desde que a companhia foi nacionalizada. Os dados estão em dois relatórios distintos, públicos e acessíveis através do site da TAP: o Relatório de Gestão e Contas Consolidadas de 2019 e o Relatório de Governo Societário de 2021.

Porto Canal

Relatório de Gestão e Contas Consolidadas de 2019, divulgado no site da TAP. 12 membros do Conselho de Administração recebiam 1,568 milhões de euros brutos anuais

Em 2019, dizem as contas oficiais da TAP, gastou-se 1,568 milhões de euros em remunerações do Conselho de Administração, constituído por 12 elementos, entre eles Miguel Frasquilho (presidente do Conselho de Administração nomeado pelo Estado) e Antonoaldo Neves (presidente executivo apontado pelos privados), David e Humberto Pedroso (acionistas e vindos do Grupo Barraqueiro), ou David Neeleman (acionista detentor de 22,5% da empresa).

Em 2021, os valores sobem para os 2,624 milhões, sendo necessário aplicar o corte de 30% sobre os vencimentos. Em termos reais, as remunerações dos administradores executivos e não-executivos da TAP ascendeu aos 1,837 milhões de euros, mais regalias relacionadas com subsídios de residência e de frequência escolar.

A presidente e diretora-executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, está nos relatórios como recebendo 720 mil euros anuais (após corte de 30%, 504 mil euros, o equivalente a 36 mil euros brutos mensais). Tem ainda direito a um subsídio de residência anual até 30 mil euros, visto ter nacionalidade francesa e viver fora do país até ao momento da contratação pela TAP.

Porto Canal

Relatório de Governo Societário de 2021. 10 membros executivos e não-executivos da TAP auferiram 1,837 milhões de euros brutos anuais, já depois do desconto de 30% no salário exigido pelos cortes temporários da empresa

Na última década, a TAP foi privatizada, recomprada parcialmente e finalmente nacionalizada em três processos diferentes. Primeiro, 61% da TAP foi vendida pelo segundo Governo de Pedro Passos Coelho, num negócio acertado em junho de 2015, mas fechado dois dias após a moção de rejeição apresentada pelo PS em novembro. Na altura, o Estado transferiu os destinos da transportadora a David Neeleman, dono da companhia aérea brasileira Azul, e Humberto Pedrosa, responsável pelo Grupo Barraqueiro.

A privatização foi parcialmente revertida logo em 2016, com a subida do Governo de esquerdas de António Costa. Com o apoio da “geringonça”, o Estado recuperou metade do capital da TAP, mas a gestão ficava inteiramente nas mãos dos privados. Na teoria e na prática, era David Neeleman e o Grupo Barraqueiro que continuavam a indicar os nomes do presidente da assembleia geral, do secretário da sociedade, dos titulares do conselho fiscal, dos membros da comissão de vencimento, dos administradores da comissão executiva. Apesar de o Estado deter 50% do capital da TAP, ficou apenas com 5% dos direitos económicos.

Em 2020, e já com os efeitos da pandemia de covid-19 a sentirem-se, o Estado voltou a negociar com Neeleman. A nova intervenção pública comprou definitivamente 22,5% da TAP ao empresário brasileiro-americano, afastou a família Pedrosa dos cargos de administradores e colocou nas mãos do Estado a gestão total da companhia.

Em junho de 2021, um ano depois de o Estado ter assumido o controlo do capital e da gestão da TAP, é escolhida uma equipa liderada por Manuel Beja como presidente do Conselho de Administração e Christine Ourmières-Widener como diretora-executiva.

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).