Indemnização milionária e salário de milhões. Pressão aumenta sobre a presidente executiva da TAP

Indemnização milionária e salário de milhões. Pressão aumenta sobre a presidente executiva da TAP
| País
Porto Canal

Numa altura em que aumenta o tom em torno da polémica que envolve Alexandra Reis, antiga administradora executiva da TAP, recordamos algumas das questões mais controversas que envolvem a Transportadora Aérea Portuguesa. Entre indemnizações avultadas e prémios chorudos, estão os milhões de euros de salários que foram pagos a Christine Ourmières-Widener.

A administração executiva da TAP recebeu cerca de 1,5 milhões de euros em salários no ano de 2021, segundo o Relatório de Governo Societário desse ano. A presidente executiva Christine Ourmières-Widener leva o maior valor, cerca de um terço do total: 504 mil euros anuais. Os outros quatro administradores executivos levaram, cada um, 245 mil euros. Ainda que os valores reflitam um corte de 30% para lidar com o difícil contexto financeiro da empresa, na lista inclui-se ainda Alexandra Reis, a agora secretária de Estado do Tesouro que recebeu uma indemnização de meio milhão de euros. Já enquanto administradora, recebeu 245 mil euros em 2021.

Além do salário, a liderança da TAP teve direito a outros benefícios como seguros de saúde e telemóvel de serviço. A presidente executiva, nascida em França, pode receber até 30 mil euros para subsídio de residência. No total, entre administradores executivos e não executivos, o Conselho Fiscal e Assembleia Geral da TAP pagou, em 2021, quase dois milhões de euros em remunerações.

A polémica que envolveu a BMW

Para além dos salários avultados, a TAP está envolvida noutras polémicas, todas ocorridas este ano. Tal como foi noticiado em outubro deste ano, a TAP contratou, em regime de renting, uma frota de 79 carros da marca BMW que seriam destinados aos administradores da empresa. Mais tarde, a transportadora acabou por voltar atrás na decisão de alugar os veículos, depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter considerado que a TAP tinha “um problema de bom senso”. Nunca foi revelado o valor de indemnização que teve de ser pago à fornecedora do serviço, neste caso, à BMW.

Nomeada diretora sem currículo

Também em outubro, foi noticiado que a TAP contratou para diretora da empresa uma amiga da presidente. Isabel Nicolau ficou responsável pela melhoria contínua e sustentabilidade da companhia aérea portuguesa. A escolha foi contestada não só pela amizade, como também pela alegada falta de currículo. Isabel Nicolau, engenheira civil, foi nomeada para um cargo relacionado com a aviação.

Secretária de Estado recebe Indemnização de meio milhão

Em Fevereiro deste ano Alexandra Reis, a nova secretária de Estado do Tesouro recebeu uma indemnização de 500 mil euros da TAP. A antiga administradora executiva da companhia ganhava 245 mil euros por ano mas foi indemnizada depois de deixar o cargo com dois anos de contrato por cumprir. Passados quatro meses, em junho, a agora secretária de Estado do Tesouro foi nomeada pelo Governo para a presidência da Navegação Aérea de Portugal.
Depois de Fernando Medina e Pedro Nuno Santos, foi a vez de António Costa reagir à polémica. O primeiro-ministro afirmou, esta terça-feira, desconhecer “em absoluto os antecedentes” e pediu esclarecimentos sobre a indemnização atribuída pela TAP à secretária de Estado Alexandra Reis e diz aguardar a “qualificação jurídica” dos factos.

 

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.