Fernando Araújo não exclui encerramento definitivo de "algumas maternidades" em 2023

Fernando Araújo não exclui encerramento definitivo de "algumas maternidades" em 2023
| País
Porto Canal

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, não descarta a possibilidade de serem encerradas algumas maternidades no próximo ano.

O diagnóstico foi deixado numa entrevista concedida à RTP1, onde o responsável diz que tem visitado muitas unidades de saúde, onde constatou as diferentes realidades de acesso às urgências de ginecologia e obstetrícia. 

"Tenho andado no país e não é fácil, sobretudo quando vamos a regiões do interior e vemos as distâncias. Há situações em que as pessoas passam uma hora para chegar a um local. E, portanto, não é fácil tomar uma decisão desse tipo”.

O diretor-executivo do SNS não descartou, contudo, o fecho de "algumas maternidades", apontando as regiões de Lisboa e Vale do Tejo, do Norte e da Beira Interior como as possíveis visadas.

Fernando Araújo sublinha que, “no início do próximo, vamos ter de tomar algumas decisões nesse sentido". 

O responsável admite que a estratégia do SNS para enfrentar as dificuldades nas urgências de obstetrícia e ginecologia nesta época natalícia e do Ano Novo, denominado "Nascer em Segurança", poderá ser prolongada no tempo.

+ notícias: País

Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), adiantou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

PM vai apresentar “na próxima semana” PTRR a Seguro e conta com “todos os partidos”

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que deverá apresentar “na próxima semana” as linhas gerais do PTRR ao Presidente da República eleito, António José Seguro, e disse esperar contar com “todos os partidos” para o seu desenho e aprovação.

IL, Livre e PCP apontam insuficiências ao plano apresentado pelo Governo

IL, Livre e PCP apontaram insuficiências às linhas gerais do programa “Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência” (PTRR) apresentado esta sexta-feira pelo Governo para responder ao temporal, nomeadamente a repetição de planos já anunciados.