Fernando Araújo não exclui encerramento definitivo de "algumas maternidades" em 2023
Porto Canal
O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, não descarta a possibilidade de serem encerradas algumas maternidades no próximo ano.
O diagnóstico foi deixado numa entrevista concedida à RTP1, onde o responsável diz que tem visitado muitas unidades de saúde, onde constatou as diferentes realidades de acesso às urgências de ginecologia e obstetrícia.
"Tenho andado no país e não é fácil, sobretudo quando vamos a regiões do interior e vemos as distâncias. Há situações em que as pessoas passam uma hora para chegar a um local. E, portanto, não é fácil tomar uma decisão desse tipo”.
O diretor-executivo do SNS não descartou, contudo, o fecho de "algumas maternidades", apontando as regiões de Lisboa e Vale do Tejo, do Norte e da Beira Interior como as possíveis visadas.
Fernando Araújo sublinha que, “no início do próximo, vamos ter de tomar algumas decisões nesse sentido".
O responsável admite que a estratégia do SNS para enfrentar as dificuldades nas urgências de obstetrícia e ginecologia nesta época natalícia e do Ano Novo, denominado "Nascer em Segurança", poderá ser prolongada no tempo.