Fernando Araújo não exclui encerramento definitivo de "algumas maternidades" em 2023

Fernando Araújo não exclui encerramento definitivo de "algumas maternidades" em 2023
| País
Porto Canal

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, não descarta a possibilidade de serem encerradas algumas maternidades no próximo ano.

O diagnóstico foi deixado numa entrevista concedida à RTP1, onde o responsável diz que tem visitado muitas unidades de saúde, onde constatou as diferentes realidades de acesso às urgências de ginecologia e obstetrícia. 

"Tenho andado no país e não é fácil, sobretudo quando vamos a regiões do interior e vemos as distâncias. Há situações em que as pessoas passam uma hora para chegar a um local. E, portanto, não é fácil tomar uma decisão desse tipo”.

O diretor-executivo do SNS não descartou, contudo, o fecho de "algumas maternidades", apontando as regiões de Lisboa e Vale do Tejo, do Norte e da Beira Interior como as possíveis visadas.

Fernando Araújo sublinha que, “no início do próximo, vamos ter de tomar algumas decisões nesse sentido". 

O responsável admite que a estratégia do SNS para enfrentar as dificuldades nas urgências de obstetrícia e ginecologia nesta época natalícia e do Ano Novo, denominado "Nascer em Segurança", poderá ser prolongada no tempo.

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.