Novas paragens da STCP não servem pessoas com mobilidade reduzida no Porto. Utente descontente com a situação coloca cadeira em paragem com banco inclinado

Novas paragens da STCP não servem pessoas com mobilidade reduzida no Porto. Utente descontente com a situação coloca cadeira em paragem com banco inclinado
Twitter Francisco David Ferreira
| Porto
Porto Canal

Recentemente a Câmara Municipal do Porto disponibilizou aos portuenses novas paragens de autocarros. No entanto, os passageiros apesar de as considerarem modernas, estão descontentes com a instalação.

“Para apanhar o autocarro não dá muito jeito. Estamos de costas, às vezes distraídos, e não conseguirmos ver o autocarro chegar”, relatou um utilizador ao Porto Canal, referindo-se a uma das várias paragens que está construída de costas para o passeio. Outros contam que as paragens não os protegem da chuva e obrigam à utilização do guarda-chuva.

Relativamente aos bancos, alguns passageiros referem que há paragens cujos bancos são inclinados, permitindo apenas encostar, e não sentar. Dessa forma, esta situação coloca em causa os passageiros com mobilidade reduzida.

Estas condições têm levado à contestação de muitos utilizados nas redes sociais. No Twitter, Francisco David Ferreira, jornalista na ‘CNN Portugal’, divulgou uma imagem dessas paragens com bancos inclinados onde é possível ver a presença de uma cadeira.

Essa cadeira foi colocada por um passageiro que fez questão de deixar, escrito num aviso, que “serve para as pessoas com mobilidade reduzida descansarem enquanto esperam a chegada do autocarro”.

Além disso, é referido no aviso que a Câmara Municipal do Porto e a STCP foram alertados para a situação, mas “a resposta foi breve, informando que estava tudo bem e nada seria alterado”.

O autor deste aviso pediu que a todos os utentes da paragem em causa (paragem dos Castelos) que enviassem os seus protestos para ambas as entidades, visto que naquela zona existe um Centro de Saúde “que é visitado por muitos utentes entre os quais pessoas que têm dificuldade de se movimentarem”.

No total, são 650 as novas paragens de autocarro instaladas pela Câmara do Porto por toda a cidade.

A instalação destes novos abrigos resulta da assinatura dos contratos de concessão de mobiliário urbano da Autarquia, em março de 2022. De acordo com a Câmara do Porto, os novos equipamentos "oferecem maior conforto para os utilizadores, mais luminosidade e estão dotados com tecnologias de informação e apoio aos utentes da rede de autocarros da cidade".

+ notícias: Porto

Porto celebra 25 de Abril com música, homenagens e desfile: conheça o programa e os cortes de trânsito

Nos 51 anos da Revolução dos Cravos, o Porto volta a celebrar a liberdade e a Avenida dos Aliados volta a ser o palco do programa que prevê atividades entre a noite desta quinta-feira e o feriado do dia 25.

Um dos acessos à VCI mais problemáticos no Porto vai entrar em obras durante três meses

Durante os próximos três meses, o acesso à VCI (Via de Cintura Interna) no nó de Paranhos, para quem circula no sentido Centro do Porto-Ponte do Freixo, vai estar em obras. O acesso vai ganhar duas vias, acabando com a cedência no acesso à autoestrada. A obra põe fim a um problema de obstrução do trânsito para quem está a sair da cidade do Porto.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.