Metro do Porto: Nova Oficina para manutenção de carruagens nasce em Vila d'Este

Metro do Porto: Nova Oficina para manutenção de carruagens nasce em Vila d'Este
| Norte
Porto Canal

Tiago Braga, Presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, e Nuno Aleluia, Diretor de operações da empresa, garantiram, em entrevista ao Porto Canal, que está a ser instalado um novo Parque de Material e Oficinas (PMO) em Vilar de Andorinho, Vila Nova de Gaia. A infraestrutura é um importante reforço para as novas carruagens que vão chegar, provenientes da China. 

O novo espaço terá capacidade para receber até 32 veículos em manutenção, garantiram os responsáveis, não adiantando, no entanto, se o espaço funcionará em coordenação com a CP (Comboios de Portugal), à semelhança do PMO já existente em Guifões. 

Assim, a infraestrutura que está a nascer, no âmbito da extensão da linha Amarela (D) do Metro do Porto para Vila d'Este, em Vila Nova de Gaia, servirá "para aumentar a capacidade e aumentar a eficiência, nomeadamente energética, melhorarando o indicador de kms em vazio, estando previsto funcionar para aparcamento do material circulante das linhas Rosa, Rubi e Amarela".

O PMO, atualmente em construção, ficará situado entre as futuras estações do Hospital Santos Silva e Vila d'Este, parte da extensão que também inclui a estação Manuel Leão, à qual o metro chegará vindo da atual estação de Santo Ovídio, através de um viaduto. 

A empresa assegurou ainda que "não" sairá das atuais instalações no concelho de Matosinhos, e que "o Parque de Material e Oficinas de Vilar de Andorinho será complementar ao que existe em Guifões".

As obras de prolongamento da Linha Amarela (em Vila Nova de Gaia) e a construção da Linha Rosa (no Porto, entre São Bento e Casa da Música) representam no total um acréscimo de seis quilómetros e sete estações à rede de metro do Porto e um investimento total superior a 400 milhões de euros.

De recordar que a metro do Porto adquiriu 18 novas composições, que foram compradas à empresa chinesa China Railway Rolling Stock Corp. Cada carruagem tem capacidade para 334 passageiros e atinge 80km/h.

+ notícias: Norte

Porto de Leixões reduz carga em 2024 e perde liderança do Noroeste Peninsular

O porto de Leixões reduziu em 2% a carga movimentada entre 2023 e 2024, ao passar de 14,7 milhões de toneladas para 14,4 milhões, perdendo a liderança do Noroeste Peninsular para o porto da Corunha, na Galiza.

Escola de Matosinhos celebra 25 de Abril com cravos e músicas de intervenção

O feriado desta sexta-feira não impediu que os alunos da Escola EB1/JI da Ermida, em S. Mamede de Infesta, pudessem celebrar o dia da liberdade entre colegas. Na véspera, os alunos saíram até ao recreio ao som de Grândola Vila Morena, uma das canções que deram sinal aos militares para se colocarem em marcha.

Polícia Judiciária detém suspeito de violar mulher em ginásio da Trofa

Um homem, de 53 anos, foi detido por suspeita de violar uma mulher num ginásio da Trofa, no distrito do Porto, em março, anunciou esta quinta-feira a Polícia Judiciária (PJ).