Assembleia Municipal do Porto. Criação de “Casa Gisberta” chumbada com votos contra do Movimento de Rui Moreira e Chega 

Assembleia Municipal do Porto. Criação de “Casa Gisberta” chumbada com votos contra do Movimento de Rui Moreira e Chega 
| Porto
Porto Canal

A proposta do PAN, inscrita no Orçamento do Estado 2023, para a criação de espaços de acompanhamento e intervenção direta para pessoas LGBTI, vítimas de violência doméstica e/ou de violência de género, foi chumbada, esta segunda-feira, em Assembleia Municipal. 

A proposta contou com 16 votos favoráveis de PS, CDU, PAN e Bloco de Esquerda (BE), insuficientes, contudo, perante os 17 votos contra do Movimento de Rui Moreira e Chega. 

Já o PSD e a Iniciativa Liberal (IL) abstiveram-se, à semelhança de 4 deputados do grupo municipal do autarca da Invicta. 

Recorde-se que a inscrição da Casa Gisberta, no OE 2023, segundo o PAN, "significa, igualmente, uma homenagem a Gisberta Salce Júnior. Ela que para a cidade do Porto, bem como para o restante país, se tornou uma referência na luta pelos direitos LGBTI. Isto no compromisso com o combate à homofobia, à transfobia e para com a erradicação da violência e do discurso de ódio", é possível ler-se no documento de apresentação da proposta. 

Gisberta Salce Júnior, mulher trans, emigrante brasileira, abalou a cidade do Porto e despertou a atenção do país no ano de 2006. Vitima de várias agressões por parte de 14 rapazes, acabou por ser assassinada. Foi encontrada no fundo de um poço, num edifício abandonado no Porto conhecido como “Pão de Açúcar”.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto vai reabilitar polidesportivos de seis escolas básicas

Os espaços polidesportivos exteriores de seis escolas básicas do Porto vão ser alvo de obras de reabilitação, que arrancaram esta quarta-feira e representam um investimento municipal de cerca de 626 mil euros, revelou o município.

Novas informações sobre o avião que colocou o Aeroporto do Porto em alerta amarelo

Um Boeing 777 da companhia LATAM Brasil, proveniente de São Paulo e com destino a Londres, teve esta quarta-feira de aterrar no Aeroporto do Porto, conforme havia sido avançado pelo Porto Canal, devido a avaria num dos dois motores, estando os passageiros a ser recolocados noutros voos.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.