Assembleia Municipal do Porto. Criação de “Casa Gisberta” chumbada com votos contra do Movimento de Rui Moreira e Chega 

Assembleia Municipal do Porto. Criação de “Casa Gisberta” chumbada com votos contra do Movimento de Rui Moreira e Chega 
| Porto
Porto Canal

A proposta do PAN, inscrita no Orçamento do Estado 2023, para a criação de espaços de acompanhamento e intervenção direta para pessoas LGBTI, vítimas de violência doméstica e/ou de violência de género, foi chumbada, esta segunda-feira, em Assembleia Municipal. 

A proposta contou com 16 votos favoráveis de PS, CDU, PAN e Bloco de Esquerda (BE), insuficientes, contudo, perante os 17 votos contra do Movimento de Rui Moreira e Chega. 

Já o PSD e a Iniciativa Liberal (IL) abstiveram-se, à semelhança de 4 deputados do grupo municipal do autarca da Invicta. 

Recorde-se que a inscrição da Casa Gisberta, no OE 2023, segundo o PAN, "significa, igualmente, uma homenagem a Gisberta Salce Júnior. Ela que para a cidade do Porto, bem como para o restante país, se tornou uma referência na luta pelos direitos LGBTI. Isto no compromisso com o combate à homofobia, à transfobia e para com a erradicação da violência e do discurso de ódio", é possível ler-se no documento de apresentação da proposta. 

Gisberta Salce Júnior, mulher trans, emigrante brasileira, abalou a cidade do Porto e despertou a atenção do país no ano de 2006. Vitima de várias agressões por parte de 14 rapazes, acabou por ser assassinada. Foi encontrada no fundo de um poço, num edifício abandonado no Porto conhecido como “Pão de Açúcar”.

+ notícias: Porto

Vice da Área Metropolitana do Porto culpa Eduardo Vítor Rodrigues por problemas nos transportes

O presidente da distrital do PSD/Porto afirmou esta terça-feira que o “único responsável” pelo “mau arranque” da nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto (AMP) é o seu presidente, Eduardo Vítor Rodrigues.

PSD do Porto pede reunião ao JN e ao gestor do fundo que o detém sobre despedimento coletivo

A distrital do PSD/Porto vai pedir uma reunião à administração do Jornal de Notícias (JN) e ao gestor do fundo que controla o Global Media Group, que detém este jornal, sobre a intenção de despedimento coletivo.

Rede de autocarros UNIR está a "reformular e adequar" horários de três lotes da AMP

A nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto (AMP), denominada UNIR, está a "reformular e adequar" os horários dos lotes Norte Nascente, Sul Nascente e Sul Poente, segundo uma nota esta terça-feira publicada no seu 'site'.