Assembleia Municipal do Porto. Criação de “Casa Gisberta” chumbada com votos contra do Movimento de Rui Moreira e Chega 

Assembleia Municipal do Porto. Criação de “Casa Gisberta” chumbada com votos contra do Movimento de Rui Moreira e Chega 
| Porto
Porto Canal

A proposta do PAN, inscrita no Orçamento do Estado 2023, para a criação de espaços de acompanhamento e intervenção direta para pessoas LGBTI, vítimas de violência doméstica e/ou de violência de género, foi chumbada, esta segunda-feira, em Assembleia Municipal. 

A proposta contou com 16 votos favoráveis de PS, CDU, PAN e Bloco de Esquerda (BE), insuficientes, contudo, perante os 17 votos contra do Movimento de Rui Moreira e Chega. 

Já o PSD e a Iniciativa Liberal (IL) abstiveram-se, à semelhança de 4 deputados do grupo municipal do autarca da Invicta. 

Recorde-se que a inscrição da Casa Gisberta, no OE 2023, segundo o PAN, "significa, igualmente, uma homenagem a Gisberta Salce Júnior. Ela que para a cidade do Porto, bem como para o restante país, se tornou uma referência na luta pelos direitos LGBTI. Isto no compromisso com o combate à homofobia, à transfobia e para com a erradicação da violência e do discurso de ódio", é possível ler-se no documento de apresentação da proposta. 

Gisberta Salce Júnior, mulher trans, emigrante brasileira, abalou a cidade do Porto e despertou a atenção do país no ano de 2006. Vitima de várias agressões por parte de 14 rapazes, acabou por ser assassinada. Foi encontrada no fundo de um poço, num edifício abandonado no Porto conhecido como “Pão de Açúcar”.

+ notícias: Porto

Moreira diz que município "nem sequer existia" num "mundo ideal "para os operadores de tuk-tuks 

O presidente da Câmara do Porto afirmou esta segunda-feira que os empresários dos 'tuk-tuks' têm “todo o direito” de estarem preocupados quanto às restrições de circulação em nove ruas do centro, mas defendeu que cabe ao executivo "regular a cidade".

PSD pede auditoria a contratos celebrados nos últimos seis meses pela Porto Digital

A vereação do PSD enviou esta segunda-feira um requerimento ao presidente da Câmara do Porto para que seja realizada uma auditoria aos contratos celebrados nos últimos seis meses pela Porto Digital, entidade presidida pelo vice-presidente.

Executivo do Porto rejeita voto de protesto da CDU às medidas do Governo para a VCI

O executivo da Câmara Municipal do Porto rejeitou, por maioria, o voto de protesto apresentado pela CDU às medidas do Governo para tentar reduzir o tráfego na Via de Cintura Interna (VCI).