Evacuada zona da derrocada em Esposende. Oito famílias serão realojadas, anuncia a autarquia

Evacuada zona da derrocada em Esposende. Oito famílias serão realojadas, anuncia a autarquia
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Esposende decidiu proibir o acesso à zona da freguesia de Palmeira de Faro afetada por um deslizamento de terras, o que implica o realojamento das oito famílias que ali vivem, foi esta quinta-feira anunciado.

Em comunicado, a Câmara refere que esta quinta-feira mesmo foi decretada situação de alerta de âmbito municipal para aquela zona da freguesia, concretamente para a Rua Artur Barros Lima, entre os lotes 06 e o 14.

A situação de alerta tem efeitos a partir das 20:00 desta quinta-feira.

Um deslizamento de terras e pedras de grandes dimensões na madrugada de quinta-feira atingiu uma habitação em Palmeira de Faro, matando um casal de namorados, ele e ela com 22 anos.

Na habitação encontravam-se mais quatro pessoas, entre as quais um bebé de dois anos, que escaparam ilesas.

O município diz ter diligenciado no sentido do realojamento das oito famílias que agora ficam proibidas de entrar nas suas habitações.

Duas famílias, num total de 14 membros (sete adultos e sete crianças) ficarão instaladas em alojamentos providenciados pelo município, enquanto as restantes seis famílias (10 adultos e 4 crianças) ficarão alojadas em casa de familiares e amigos.

Decorrente da situação de alerta municipal, e no sentido de aferir as condições de segurança e sustentabilidade dos terrenos da área afetada, o município entendeu ainda avançar com a realização de um estudo geotécnico, a desenvolver por técnicos da Universidade do Minho.

“Só após esse trabalho, cujo prazo não é ainda possível determinar, será possível definir os eventuais passos que se seguirão, nomeadamente o regresso das pessoas às suas habitações”, lê-se ainda no comunicado.

O município adianta que, após o deslizamento de terras, “tem estado, desde a primeira hora”, a acompanhar a situação, garantindo apoio às pessoas afetadas, nomeadamente disponibilizando apoio psicológico aos familiares das vítimas e aos moradores das habitações contíguas e assegurando o seu realojamento.

Sublinha que a habitação afetada se encontra licenciada e dispõe de autorização de utilização, sendo que o processo de licenciamento, datado de 1994, “decorreu com normalidade”.

“Face ao exposto, torna-se prematuro e especulativo tecer quaisquer outras considerações sobre o assunto, que, como é público, está sob alçada das entidades competentes”, remata.

+ notícias: Norte

Herman José, o rei do humor que foi "adotado" pelo FC Porto

Já com sete décadas de vida e 50 anos de carreira, Herman José, o conhecido humorista português, foi acarinhado pelo clube azul e branco nos inícios de carreira, não só pelo talento, mas também pelo carinho e profissionalismo demonstrados pelo humorista no retrato dos nortenhos.

Falhas de energia em Vila Real e Bragança devido ao mau tempo

O mau tempo, com chuva e vento muito forte, provocou esta quarta-feira avarias em linhas de média e baixa tensão nos distritos de Vila Real e Bragança, disse fonte da empresa E-REDES.

Trabalhos de manutenção condicionam Túnel do Marão

A Infraestruturas de Portugal (IP) disse esta quarta-feira, em comunicado, que devido aos trabalhos de manutenção do sistema de drenagem será necessário proceder à supressão da via direita e esquerda alternadamente entre a entrada da galeria rodoviária norte e a galeria de emergência 5.