PS suspeita de que autarquia pode ter responsabilidade na derrocada que vitimou dois jovens em Esposende

| Norte
Porto Canal

Dois jovens de 22 anos morreram, na madrugada desta quarta-feira, em Palmeira de Faro, concelho de Esposende, vítimas de um deslizamento de terra. Os jovens encontravam-se a dormir quando o acidente aconteceu. Agora, o Partido Socialista (PS) de Esposende disse ser quase evidente que houve um erro por parte da autarquia.

Ao Porto Canal, os socialistas suspeitam que esteja em causa o licenciamento de uma casa num plano superior. “Há mais de um ano que as pessoas tinham avisado a Câmara Municipal e o Presidente alega que eram terrenos privados”, disse o PS.

O Porto Canal sabe que, em agosto deste ano, existiram trabalhos de escavação junto à piscina da casa vizinha, “recentemente edificada e situada num plano superior”.

Na altura, a Câmara Municipal disse “que a casa que foi construída num piso superior” foi alvo de um procedimento ilegal, mas através de imagens do Google Earth, “vê-se uma enorme devastação florestal, o que poderá ter estado na causa da derrocada”.

Por isso, o PS de Esposende vai pedir à Procuradoria-Geral da República que junto do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, efetue uma perícia que determine o que efetivamente aconteceu.

O caso continua ainda a ser investigado pela Polícia Judiciária de Braga.

Contactada pelo Porto Canal, a autarquia não quis prestar declarações.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.