Terminal improvisado no Dragão provoca constrangimentos no trânsito

Terminal improvisado no Dragão provoca constrangimentos no trânsito
| Porto
Porto Canal

Os autocarros de diversas empresas de transportes regressaram em força à Via FC Porto e ocupam várias posições entre a estação de metro do Estádio do Dragão e o Dragão Arena. Na manhã desta sexta-feira, chegaram a estar parados naquele espaço treze veículos pesados em simultâneo, parte deles estacionados em segunda fila.

A inauguração, em julho, do Terminal Intermodal de Campanhã era esperada como uma “revolução” no sistema de transportes públicos da cidade do Porto e deveria ter tido como consequência o alívio da concentração de autocarros noutras zonas da cidade. Rui Moreira chegou mesmo a garantir que nada ficaria como antes. “Desenganem-se aqueles que acham que a circulação de veículos pesados de passageiros no Porto vai continuar igual”, afirmou o autarca na inauguração do TIC.

No caso das imediações do Estádio do Dragão, chegaram a ser suprimidas ligações e retirada a maioria das paragens de autocarro, entretanto repostas nas últimas semanas. Utilizadores e automobilistas ouvidos pelo Porto Canal queixaram-se dos efeitos da concentração de veículos pesados naquele que é já considerado um terminal improvisado. Também a supressão de lugares de estacionamento para a instalação do terminal é motivo de queixas.

Em outubro, operadoras privadas de transportes manifestaram rejeição face ao novo terminal de Campanhã. Ao Porto Canal, fonte da administração da Gondomarense defendeu que o TIR “não tem um perfil para carreiras urbanas.”

Com o encerramento do Terminal do Campo 24 de Agosto, previsto para a próxima terça-feira, toda a operação da Transdev/Rede Expressos deverá ser transferida para o Terminal Intermodal de Campanhã. Quanto às paragens da Rua Justino Teixeira e do Dragão, até ao momento, não está em cima da mesa qualquer alteração.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).