Obras na Linha Rosa do Metro do Porto atrasadas até, pelo menos, 2025

Obras na Linha Rosa do Metro do Porto atrasadas até, pelo menos, 2025
| Porto
Porto Canal

A Linha Rosa está atrasada e tem provocado muitas dores de cabeça a Rui Moreira, que se vai reunir com a administração da Metro do Porto esta segunda-feira. As razões avançadas por fontes junto da empresa parecem indicar vários motivos: achados arqueológicos, complexidade de trabalhos e falta de matéria-prima.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Segundo apurou o Jornal de Notícias, a Metro do Porto tem encontrado vestidos arqueológicos que obrigam a trabalhos suplementares e a pausas para análise.

O trajeto que vai ligar S. Bento à Casa da Música tem sofrido ainda com a escassez de matéria-prima e o encarecimento, fruto da inflação, da guerra na Ucrânia e ainda dos efeitos secundários da quebra do comércio internacional na Ásia, ainda a sofrer de restrições contra a covid-19.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

As previsões iniciais apontavam o final do ano de 2024 como a data para a conclusão das obras que Rui Moreira considera “essenciais” e “definidoras” da cidade. Com todos os percalços internacionais, a Metro do Porto concede que talvez só no verão de 2025 é que se possam começar a fechar as várias frentes de obra.

Ministério do Ambiente intervém

Uma fonte próxima ao Governo adiantou ao Porto Canal que existirá uma reunião ao mais alto nível entre o Ministério do Ambiente e a Câmara Municipal do Porto, no sentido de resolver todas as questões que incomodam Rui Moreira, ainda que existam algumas divergências quanto à visão sobre a matéria em causa.

Metro do Porto reúne-se esta segunda-feira

Os atrasos de 215 dias na construção da linha Rosa são um dos motivos que levaram os líderes das bancadas da Assembleia Municipal do Porto a pedir a presença da Metro, numa reunião urgente, marcada para o final da tarde de segunda-feira. A administração da empresa já confirmou a presença, depois de ultimato de Rui Moreira.

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, enviou esta quinta-feira (10 de novembro) uma carta ao presidente do Conselho de Administração da Metro, Tiago Braga, que põe em causa o avanço da segunda ligação para Vila Nova de Gaia – com início de obra previsto para 2023 – e do metrobus na Boavista, sendo que esta segunda obra deveria arrancar ainda este ano.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Na reunião vão estar presentes o presidente da Metro, Tiago Braga, o administrador Pedro Ferreira Lopes, o diretor do Gabinete de Projetos Vítor Farinha da Silva, o diretor do Gabinete de Comunicação Jorge Morgado e a administradora executiva do Conselho de Administração, Eng.ª Lúcia Maria Lourenço.

+ notícias: Porto

Passageiro detido com mais de 4 kg de cocaína no aeroporto do Porto

Um passageiro de um voo proveniente de São Paulo, no Brasil, foi detido no Aeroporto do Porto com 4,7 quilos de cocaína na bagagem.

A missão (cada vez mais) impossível de estacionar na cidade do Porto

Com o aumento do turismo e a abertura de novos serviços, os portuenses vêm-se a braços com problemas e dificuldades crescentes no que ao estacionamento diz respeito.

Dez edifícios da Câmara do Porto recebem certificado por assumir redução da pegada ambiental 

Dez edifícios da Câmara Municipal do Porto receberam, na passada quarta-feira, o certificado “Coração Verde” da Lipor.