Obras na Linha Rosa do Metro do Porto atrasadas até, pelo menos, 2025

Obras na Linha Rosa do Metro do Porto atrasadas até, pelo menos, 2025
| Porto
Porto Canal

A Linha Rosa está atrasada e tem provocado muitas dores de cabeça a Rui Moreira, que se vai reunir com a administração da Metro do Porto esta segunda-feira. As razões avançadas por fontes junto da empresa parecem indicar vários motivos: achados arqueológicos, complexidade de trabalhos e falta de matéria-prima.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Segundo apurou o Jornal de Notícias, a Metro do Porto tem encontrado vestidos arqueológicos que obrigam a trabalhos suplementares e a pausas para análise.

O trajeto que vai ligar S. Bento à Casa da Música tem sofrido ainda com a escassez de matéria-prima e o encarecimento, fruto da inflação, da guerra na Ucrânia e ainda dos efeitos secundários da quebra do comércio internacional na Ásia, ainda a sofrer de restrições contra a covid-19.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

As previsões iniciais apontavam o final do ano de 2024 como a data para a conclusão das obras que Rui Moreira considera “essenciais” e “definidoras” da cidade. Com todos os percalços internacionais, a Metro do Porto concede que talvez só no verão de 2025 é que se possam começar a fechar as várias frentes de obra.

Ministério do Ambiente intervém

Uma fonte próxima ao Governo adiantou ao Porto Canal que existirá uma reunião ao mais alto nível entre o Ministério do Ambiente e a Câmara Municipal do Porto, no sentido de resolver todas as questões que incomodam Rui Moreira, ainda que existam algumas divergências quanto à visão sobre a matéria em causa.

Metro do Porto reúne-se esta segunda-feira

Os atrasos de 215 dias na construção da linha Rosa são um dos motivos que levaram os líderes das bancadas da Assembleia Municipal do Porto a pedir a presença da Metro, numa reunião urgente, marcada para o final da tarde de segunda-feira. A administração da empresa já confirmou a presença, depois de ultimato de Rui Moreira.

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, enviou esta quinta-feira (10 de novembro) uma carta ao presidente do Conselho de Administração da Metro, Tiago Braga, que põe em causa o avanço da segunda ligação para Vila Nova de Gaia – com início de obra previsto para 2023 – e do metrobus na Boavista, sendo que esta segunda obra deveria arrancar ainda este ano.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Na reunião vão estar presentes o presidente da Metro, Tiago Braga, o administrador Pedro Ferreira Lopes, o diretor do Gabinete de Projetos Vítor Farinha da Silva, o diretor do Gabinete de Comunicação Jorge Morgado e a administradora executiva do Conselho de Administração, Eng.ª Lúcia Maria Lourenço.

+ notícias: Porto

Mestrados da Faculdade de Economia da Universidade do Porto na dianteira da Europa

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto tem 11 dos seus programas de mestrado no topo do ranking internacional Best-Masters 2024 feito pela Eduniversal. Três dos mestrados estão mesmo dentro do top-10 nos respetivos rankings.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.