Passageiros descontentes com novas paragens: “Não protegem da chuva e se estiver sentado não vejo o autocarro chegar”

Passageiros descontentes com novas paragens: “Não protegem da chuva e se estiver sentado não vejo o autocarro chegar”
| Norte
Porto Canal

No total, são 650 as novas paragens de autocarro instaladas pela Câmara do Porto por toda a cidade. 159 já estão colocadas, mas têm gerado muita discórdia entre os passageiros.

“Para apanhar o autocarro não dá muito jeito. Estamos de costas, às vezes distraídos, e não conseguirmos ver o autocarro chegar”, relatou um utilizador ao Porto Canal, referindo-se a uma das várias paragens que está construída de costas para o passeio.

E, sobre estas, a Câmara do Porto diz que seguiu o modelo usado em muitas cidades da Europa com abrigos menos impactantes para a paisagem urbana. O modelo é inspirado no exemplo do Reino Unido e da Irlanda, com paragens que abrigam os passageiros da água projetada pelos veículos em circulação.

Outro problema relatado pelos utilizadores é a pouca cobertura do telhado: “tem que se usar guarda-chuva na mesma. Nem se pode estar sentado, porque basta chover que os bancos ficam todos molhados. O telhado não protege nada”.

Em conversa com o Porto Canal, alguns passageiros contaram também que há paragens cujos bancos são inclinados, permitindo apenas encostar, e não sentar. “As antigas estavam muito melhores”, concordam os vários utilizadores.

A instalação destes novos abrigos resulta da assinatura dos contratos de concessão de mobiliário urbano da Autarquia, em março de 2022. De acordo com a Câmara do Porto, os novos equipamentos "oferecem maior conforto para os utilizadores, mais luminosidade e estão dotados com tecnologias de informação e apoio aos utentes da rede de autocarros da cidade".

+ notícias: Norte

Falta de passagens sob a Linha do Norte é "intolerável" e Gaia exige correção à IP

O vice-presidente da Câmara de Gaia considerou "intolerável" a falta de um projeto para passagens sob a Linha do Norte na Aguda e Granja, pretendendo corrigir junto da Infraestruturas de Portugal (IP) a "mancha urbanística" naquelas zonas.

Dois bombeiros de Mirandela agredidos enquanto prestavam socorro

Dois bombeiros de Mirandela foram agredidos, na madrugada desta quinta-feira, por um grupo de pessoas, depois de terem chegado ao local para onde foram acionados para socorrer um doente oncológico, adiantou à Lusa o seu comandante.

Ex-presidente da Câmara de Gaia julgado por assistir a jogos com dinheiro da autarquia

O ex-presidente da Câmara de Gaia Eduardo Vítor Rodrigues começa a ser julgado a 23 de março por, alegadamente, ter comprado bilhetes para assistir a jogos da Liga dos Campeões com dinheiro da autarquia, adiantou esta quinta-feira à Lusa fonte judicial.