“Missas, padres, juventude operária e primeiro-ministro.” Adão Mendes revela em tribunal nomes de código dos e-mails

“Missas, padres, juventude operária e primeiro-ministro.” Adão Mendes revela em tribunal nomes de código dos e-mails
| Desporto
Porto Canal

Na sessão desta manhã do julgamento relativo à divulgação de e-mails do Benfica no Porto Canal, Adão Mendes revelou o significado de alguns dos nomes de código usados na troca de correspondência, de modo a ocultar as identidades dos envolvidos.

Durante a divulgação dos e-mails do Benfica no Porto Canal, em 2017, Adão Mendes, até então praticamente desconhecido do público, tornou-se um dos nomes centrais do enredo. Segundo Francisco J. Marques, Mendes serviu de interface entre o clube da Luz e o mundo da arbitragem.

O envio de informação confidencial sobre árbitros para o Benfica, através de correspondência trocada com Pedro Guerra, vinha acompanhado de uma vasta lista de nomes de código: “padres”, “missas”, “juventude operária”, “primeiro-ministro”, “esfolar do cabrito” são disso exemplo.

Segundo Adão Mendes, o código “missas” era relativo a jogos de futebol, enquanto “padres” eram os árbitros. Já quando se referia à “juventude operária”, Adão Mendes reconheceu que falava das “camadas jovens.” Questionado sobre quem era o "primeiro-ministro", Adão Mendes começou por garantir que não se recordava, mas acabou por confessar que era mesmo Luís Filipe Vieira.

“Se não fosse o trabalho dos presidentes do Benfica, do Sporting, do Braga e do Vítor Pereira”, garante, a arbitragem não tinha alcançado o prestígio que tem.

Confrontado com uma das declarações mais polémicas contidas nos e-mails - “Quem nos prejudicar sabe que é punido” -, confessou estar a falar do Benfica. Mendes disse ainda que Paulo Gonçalves chegou a pedir-lhe opinião sobre quais eram os árbitros candidatos a assistentes da liga que mereciam mais serem promovidos.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Diogo Costa na convocatória para a Liga das Nações

Portugal vai defrontar a Dinamarca, a duas mãos, nos quartos de final da prova.

Martín Anselmi: “Temos de ganhar ao rival e a nós próprios, pois temos o desafio de sermos melhores”

Depois de dois jogos consecutivos fora de casa, em Arouca e Braga, o FC Porto está de regresso ao Estádio do Dragão na 26.ª jornada da Liga, que reserva uma receção ao AFS (sábado, 18h00, Sport TV). Sublinhando que “é importante voltar a jogar em casa”, Martín Anselmi falou de um adversário “com uma dinâmica diferente depois da mudança de treinador”, mas só a vitória interessa e o treinador conta com o apoio dos adeptos: “Precisamos dos nossos adeptos e sabemos que precisamos de os conquistar”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 50 pontos, menos nove do que o líder Sporting, enquanto o AFS segue na 16.ª posição, com 23.

André Villas-Boas: “Temos todo o interesse em contribuir para que Porto e Gaia sejam Capitais Mundiais do Desporto”

A candidatura conjunta do Porto e de Vila Nova de Gaia ao título de Capital Mundial do Desporto 2027 ganhou um novo fôlego esta sexta-feira, dia em que a Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES) visitou o Estádio do Dragão e foi recebida por André Villas-Boas, que fez questão de “ajudar e agradecer por toda a cooperação que as duas câmaras têm tido com o FC Porto” antes de anunciar que o clube “estará noutro patamar em termos de instalações desportivas em 2027”.