“Missas, padres, juventude operária e primeiro-ministro.” Adão Mendes revela em tribunal nomes de código dos e-mails

“Missas, padres, juventude operária e primeiro-ministro.” Adão Mendes revela em tribunal nomes de código dos e-mails
| Desporto
Porto Canal

Na sessão desta manhã do julgamento relativo à divulgação de e-mails do Benfica no Porto Canal, Adão Mendes revelou o significado de alguns dos nomes de código usados na troca de correspondência, de modo a ocultar as identidades dos envolvidos.

Durante a divulgação dos e-mails do Benfica no Porto Canal, em 2017, Adão Mendes, até então praticamente desconhecido do público, tornou-se um dos nomes centrais do enredo. Segundo Francisco J. Marques, Mendes serviu de interface entre o clube da Luz e o mundo da arbitragem.

O envio de informação confidencial sobre árbitros para o Benfica, através de correspondência trocada com Pedro Guerra, vinha acompanhado de uma vasta lista de nomes de código: “padres”, “missas”, “juventude operária”, “primeiro-ministro”, “esfolar do cabrito” são disso exemplo.

Segundo Adão Mendes, o código “missas” era relativo a jogos de futebol, enquanto “padres” eram os árbitros. Já quando se referia à “juventude operária”, Adão Mendes reconheceu que falava das “camadas jovens.” Questionado sobre quem era o "primeiro-ministro", Adão Mendes começou por garantir que não se recordava, mas acabou por confessar que era mesmo Luís Filipe Vieira.

“Se não fosse o trabalho dos presidentes do Benfica, do Sporting, do Braga e do Vítor Pereira”, garante, a arbitragem não tinha alcançado o prestígio que tem.

Confrontado com uma das declarações mais polémicas contidas nos e-mails - “Quem nos prejudicar sabe que é punido” -, confessou estar a falar do Benfica. Mendes disse ainda que Paulo Gonçalves chegou a pedir-lhe opinião sobre quais eram os árbitros candidatos a assistentes da liga que mereciam mais serem promovidos.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Sessão matinal com o foco na Taça de Portugal

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar nesta sexta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Moreirense (domingo, 17h00, Sport TV), no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, a contar para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

António Tavares: “Será uma jornada a favor do FC Porto”

A Assembleia Geral, marcada para as 10h30 de sábado, vai ser “uma jornada a favor do FC Porto, sem margem para dúvidas”, garante António Tavares. Numa mensagem deixada aos associados, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral deu a conhecer o “modelo novo” que vai vigorar na reunião magna, em que os sócio poderão “participar na Assembleia, ausentar-se para participarem no ato eleitoral para aprovarem ou não os documentos apresentados e voltar para acompanhar a Assembleia até ao seu término”.

FC Porto: Contas e Fundação aprovadas por larga maioria

Os dois pontos da Ordem de Trabalhos em votação na Assembleia Geral do FC Porto foram aprovados por larga maioria na reunião magna que juntou 1.178 associados no Dragão Arena este sábado.