“Missas, padres, juventude operária e primeiro-ministro.” Adão Mendes revela em tribunal nomes de código dos e-mails

“Missas, padres, juventude operária e primeiro-ministro.” Adão Mendes revela em tribunal nomes de código dos e-mails
| Desporto
Porto Canal

Na sessão desta manhã do julgamento relativo à divulgação de e-mails do Benfica no Porto Canal, Adão Mendes revelou o significado de alguns dos nomes de código usados na troca de correspondência, de modo a ocultar as identidades dos envolvidos.

Durante a divulgação dos e-mails do Benfica no Porto Canal, em 2017, Adão Mendes, até então praticamente desconhecido do público, tornou-se um dos nomes centrais do enredo. Segundo Francisco J. Marques, Mendes serviu de interface entre o clube da Luz e o mundo da arbitragem.

O envio de informação confidencial sobre árbitros para o Benfica, através de correspondência trocada com Pedro Guerra, vinha acompanhado de uma vasta lista de nomes de código: “padres”, “missas”, “juventude operária”, “primeiro-ministro”, “esfolar do cabrito” são disso exemplo.

Segundo Adão Mendes, o código “missas” era relativo a jogos de futebol, enquanto “padres” eram os árbitros. Já quando se referia à “juventude operária”, Adão Mendes reconheceu que falava das “camadas jovens.” Questionado sobre quem era o "primeiro-ministro", Adão Mendes começou por garantir que não se recordava, mas acabou por confessar que era mesmo Luís Filipe Vieira.

“Se não fosse o trabalho dos presidentes do Benfica, do Sporting, do Braga e do Vítor Pereira”, garante, a arbitragem não tinha alcançado o prestígio que tem.

Confrontado com uma das declarações mais polémicas contidas nos e-mails - “Quem nos prejudicar sabe que é punido” -, confessou estar a falar do Benfica. Mendes disse ainda que Paulo Gonçalves chegou a pedir-lhe opinião sobre quais eram os árbitros candidatos a assistentes da liga que mereciam mais serem promovidos.

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas. O percurso do 32.º presidente do FC Porto

Luís André de Pina Cabral e Villas-Boas tomará posse como presidente do FC Porto ao meio-dia de 7 de maio, terça-feira, depois de no passado sábado a lista que encabeçava ter sido a mais votada naquelas que foram as eleições mais participadas da história do clube.

Pinto da Costa: "Foi uma alegria ter sido o voleibol a conquistar o meu último campeonato como Presidente"

Atletas de Miguel Coelho entregaram o troféu de campeãs nacionais no Museu.

"Com a ajuda dos adeptos, somos imparáveis". Azuis e brancas vibram com tetracampeonato

O Dragão Arena explodiu de alegria e festejos, na noite desta quarta-feira, depois de o FC Porto vencer o quinto jogo do playoff da final, frente ao PV Colégio Efanor por 3-0, conquistando assim o quarto título consecutivo de voleibol.