Sede da nova direção do SNS no Porto

Sede da nova direção do SNS no Porto
| Norte
Porto Canal

Tal como avançou o Porto Canal na passada quinta-feira, Manuel Pizarro confirmou esta manhã, em conferência no Ministério da Saúde, que a sede da nova direção do SNS será na cidade do Porto.

"O novo Estatuto ficará localizado na cidade do Porto", adiantou Manuel Pizarro.

O ministro da Saúde rejeitou também qualquer “sobreposição” de funções entre a direção executiva e as Administrações Regionais de Saúde.

Uma das primeiras medidas tomadas pelo novo CEO do SNS, que, contudo, só entrará em funções no próximo dia 1 de janeiro de 2023, foi a de propor que a sede da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde fosse localizada no Porto, algo que foi aceite pelo Governo. 

Este foi um cenário partilhado por Manuel Pizarro, desde a primeira hora, como o Porto Canal já havia dado conta no dia 14 de setembro e, posteriormente, no dia 19, deste mês. Pizarro salientou que o Governo é "descentralizador", e que a nova direção não tem de ficar em Lisboa. A cidade invicta é, assim, o novo destino do SNS. 

Uma das possibilidades pensadas foi o antigo edifício da Direcção de Recrutamento Militar, segundo o jornal Público. Situado na zona da Boavista, na Avenida de França, junto à estação do metro da Casa da Música, o edifício encontra-se devoluto há já algum tempo e chegou a ser propriedade do Ministério da Defesa Nacional.

Este anúncio foi feito no dia em que foi publicado no Diário da República o diploma do Governo que regulamenta a direção executiva, a nova entidade prevista no novo Estatuto do SNS promulgado pelo Presidente da República no início de agosto.

A direção executiva do SNS, que entra em funções a 01 de outubro, vai coordenar toda a resposta assistencial do SNS, assegurando o seu funcionamento em rede, e passa a gerir também a rede nacional de cuidados continuados integrados e da rede de cuidados paliativos, até agora da responsabilidade das administrações regionais de saúde.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.