Marcelo sobre a saída de cena de Temido: "Não sou analista político"

Marcelo sobre a saída de cena de Temido: "Não sou analista político"
| País
Porto Canal

O Presidente da República foi questionado, na Universidade de Verão do PSD, que decorre em Castelo de Vide, sobre a notícia do momento, a saída da agora ex-ministra da Saúde. Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar a demissão de Marta Temido sustentando que “não é analista político”. 

“Não vou comentar o caso concreto. Aguardo a proposta de exoneração e a proposta correspondente de nomeação de substituto. Não sou analista político”, respondeu.

O chefe de Estado foi ainda questionado sobre o perfil de quem vai substituir a ministra e deixou claro que vai esperar pelos esclarecimentos sobre as dúvidas que levantou quando deu luz verde ao estatuto do Serviço Nacional de Saúde mas, desde já, diz que o sucessor de Marta Temido não pode ser alguém que esteja preso à ideologia na nova gestão do serviço público de saúde.

"A resposta a esta questão não é meramente ideológica, é largamente organizativa e funcional. Ao promulgar o diploma sobre o Serviço Nacional de Saúde não escondi que vejo lá questões que espero ver mais claramente esclarecidas na sua regulamentação em dois domínios: o esquema de gestão de cúpula e o esquema da descentralização com a transferência das Administrações Regional de Saúde com a concentração do poder de gestão na direção executiva", explicou Marcelo.

O Presidente da República lembrou também que gostava de uma gestão do SNS com uma maior independência política.

"Tenho uma preferência sobre a forma gestão do SNS para uma forma mais autónoma e independente do Ministério da Saúde, uma vez que a forma clássica demonstrou limites na sua eficácia. Vou esperar pela regulamentação para ver o que isso significa e se é fazível", referiu Marcelo Rebelo de Sousa.

+ notícias: País

Homicídios por violência doméstica e pedidos de ajuda aumentam na época do Natal

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) alerta que as situações de homicídio e pedidos de ajuda por violência doméstica aumentam no Natal e passagem de ano, por causa da pressão das festas natalícias.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.