Administrador da Oi deixa cargo na PT devido ao investimento da operadora no GES

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 jul (Lusa) - Os dois representantes da Oi na administração da Portugal Telecom (PT), Otávio Azevedo e Fernando Magalhães Portella, renunciaram aos seus cargos, tendo o primeiro confirmado à imprensa brasileira que saiu devido ao investimento feito pela empresa no Grupo Espírito Santo.

De acordo com a edição de hoje do jornal Valor Económico, Azevedo admitiu que renunciou ao cargo na PT porque se sentiu "desconfortável" com o investimento de 897 milhões de euros feito em papel comercial de uma 'holding' do Grupo Espírito Santo (GES), a Rioforte.

"Já tinha planos para deixar o Conselho [de Administração da PT]. Ao me sentir desconfortável por ter tomado conhecimento da operação, que não é pequena, apenas quando foi divulgada por comunicado à imprensa, achei que era hora de sair", afirmou o administrador à principal publicação económica brasileira.

O responsável acrescentou que, após comunicar a sua decisão a Magalhães Portella, esta também decidiu sair da administração da operadora portuguesa.

De resto, as saídas dos dois gestores foram oficialmente comunicadas pela PT à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) na terça-feira, um dia depois de a operadora portuguesa ter emitido um comunicado a esclarecer as aplicações de tesouraria que tem no GES.

"A PT subscreveu (...) um total de 897 milhões de euros em papel comercial da Rioforte com uma remuneração média anual de 3,6%", revelou a companhia, que detém 32% da operadora brasileira Oi após o aumento de capital da última feito em abril.

No documento enviado ao supervisor do mercado português, a PT especificou que "todas as aplicações de tesouraria em papel comercial da Rioforte atualmente em carteira têm vencimento em 15 e 17 de julho (847 e 50 milhões de euros, respetivamente)".

E justificou que "as operações de tesouraria são realizadas num contexto de análise de várias opções de investimento de curto prazo disponíveis no mercado, tendo como referência a atratividade da remuneração oferecida".

A PT informou ainda que, além das aplicações em papel comercial, tem através de algumas subsidiárias depósitos bancários junto do Banco Espírito Santo (BES) que ascendem, em conjunto, a 128 milhões de euros.

"Os valores acima representam a totalidade da exposição ao GES/BES", sublinhou a operadora portuguesa, num comunicado assinado pelo presidente Henrique Granadeiro e pelo administrador Luís Pacheco de Melo.

Desde que o investimento da PT em papel comercial da Rioforte foi tornado público (a imprensa portuguesa avançou com a notícia na última sexta-feira), as ações das duas operadoras (PT e Oi) desvalorizaram significativamente em bolsa.

A PT fechou a sessão de hoje na praça portuguesa nos 2,47 euros, o nível mais baixo de há mais de 18 anos, enquanto os títulos preferenciais da sua congénere brasileira encerraram a sessão de terça-feira na bolsa de São Paulo nos 1,81 reais (0,59 euros), o valor mais baixo de sempre.

O GES vive um período conturbado, depois de terem sido detetadas "irregularidades graves" nas contas da 'holding' (casa-mãe) de topo do grupo, a Espírito Santo International.

Tal como o GES, também o BES (que é a bandeira da área financeira do grupo e o maior acionista da PT, com cerca de 10%) está em reestruturação, sendo que a mudança mais significativa se prende com a saída da presidência executiva do líder histórico do banco, Ricardo Salgado.

DN // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas notícias para os condutores. Preços dos combustíveis voltam a descer na próxima semana

A partir de segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível, uma vez que o preço dos combustíveis vai voltar a descer.

Ministro da Agricultura admite que Banco de Fomento não está a corresponder 

O Ministro da Agricultura e das Pescas diz que o Banco de Fomento não tem a utilidade que devia ter.
Apesar da crítica, José Manuel Fernandes espera que, no futuro, venha a ser um instrumento mais vantajoso, lembrando que é importante executar os fundos europeus para que não haja cortes orçamentais nos próximos anos.

Eis a chave do Euromilhões. Saiba se é o feliz contemplado

Já são conhecidos os números que compõem a combinação do Euromilhões desta sexta-feira.