Standard & Poor's baixa 'outlook' do BES e BES Investimento para "negativo"

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 jul (Lusa) - A agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P) reviu em baixa o 'outlook' (perspetiva) do Banco Espírito Santo (BES) e do BES Investimento de "estável" para "negativo", devido às fragilidades financeiras detetadas na 'holding' Espírito Santo International.

A informação foi hoje divulgada por ambas as entidades em comunicados enviados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), nos quais revelam que "os 'ratings' [avaliações] de longo e curto prazo foram reafirmados em "BB-/B", abaixo do grau de investimento.

"Houve recentemente uma série de desenvolvimentos inesperados na administração e na gestão do BES, incluindo a resignação do presidente da comissão executiva [Ricardo Salgado], que são potencialmente destabilizadores", justificou a S&P numa nota de análise libertada na terça-feira.

Mais, a agência salientou que estes desenvolvimentos "coincidem" e, na sua opinião, "podem estar relacionados com as notícias recentes e cada vez mais negativas sobre a fragilidade financeira e irregularidades nas contas de uma das 'holdings' de topo do BES, a Espírito Santo International (ESI).

"Por isso, revemos em baixo o nosso 'outlook' no BES [que detém 100% do BES Investimento] de 'estável' para 'negativo'", frisou a S&P, acrescentando que a decisão "reflete as pressões crescentes que se estão a acumular no negócio e nas posições financeiras do BES", frisam os especialistas da S&P.

"Ao mesmo tempo, reafirmamos os 'ratings' de longo e curto prazo de "BB-/B" para o BES e para a sua subsidiária BES Investimento", assinalam os analistas.

DN // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Há boas notícias para os automobilistas. Confira as alterações nos preços dos combustíveis

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível, tal como ocorreu na semana passada. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vão baixar.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.