Acções do BES beneficiam da entrada de Bento e Moreira Rato e sobem 7%

Acções do BES beneficiam da entrada de Bento e Moreira Rato e sobem 7%
| Economia
Porto Canal

O principal índice da bolsa de Lisboa, o PSI20, seguia hoje a subir, com as ações da família Espírito Santo em alta, depois da confirmação da indicação de Vítor Bento e Moreira Rato para a liderança da instituição financeira.

Pelas 08:40, o PSI20 seguia a avançar 0,33% para 6.855,46 pontos, com 12 títulos negativos e oito positivos.

As ações do Espírito Santo Financial Group (ESFG) lideravam os ganhos e seguiam a disparar 8,92% para 1,71 euros, seguidas das do Banco Espírito Santo (BES), que avançavam 7,05% para 0,81 euros.

O ESFG anunciou no sábado, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que vai propor Vítor Bento para presidente executivo do BES e João Moreira Rato para administrador financeiro.

Se as propostas forem ratificadas na Assembleia-Geral de acionistas do banco, marcada para 31 de julho, o atual presidente da SIBS (entidade que gere o Multibanco) vai passar a liderar o BES, substituindo no cargo Ricardo Salgado, enquanto o presidente do Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP), João Moreira Rato, passará a ocupar o lugar de Amílcar Morais Pires, que chegou a ser um dos nomes apontados para suceder ao histórico líder do BES.

Do lado das perdas, a liderança pertence ao BCP, que seguia a recuar 1,13% para 0,11 euros, seguido do Banif, cujos títulos seguiam a deslizar também 1,01% para 0,01 euros.

A Galp seguia igualmente a pressionar, com as ações a caírem 0,89% para 13,43 euros.

A bolsa de Lisboa segue a negociar numa Europa negativa, com os investidores a aguardarem pela decisão da Reserva Federal (Fed), depois da casa de investimento Goldman Sachs ter emitido uma nota onde prevê que as taxas de juro de referência aumentem antes do esperado.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.