Objetivo: "Revolucionar" mobilidade no Porto. O que muda com o novo Terminal de Campanhã?

| Norte
Porto Canal

O Terminal Intermodal de Campanhã é inaugurado esta quarta-feira. Com este novo equipamento, a Câmara do Porto pretende retirar a maior parte dos transportes públicos metropolitanos do centro da cidade e criar na estação de Campanhã uma estação intermodal, com a integração de comboios, metro e autocarros.

A luz verde foi dada pelo executivo da camara do Porto e a abertura do Terminal Intermodal de Campanhã obrigou a alteração das rotas do serviço público de transportes.

Pela nova infraestrutura vai passar uma parte significativa do transporte público com origem e destino na cidade.

Mais especificamente, este terminal vai acolher as linhas intermunicipais provenientes de São João da Madeira, de Gondomar, com as linhas de Alto de Barreiros, Gramido, medas e Souto; de Paredes através da linha Sarada; Penafiel, com a linha Sebolido e do Porto, através da própria estação de Campanhã.

Já o Parque das Camélias, na zona da Batalha, vai receber as linhas intermunicipais provenientes de Arouca, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, e Vila Nova de Gaia.

A interface da Casa da Música receberá as linhas intermunicipais da Maia, Matosinhos, Santa Maria da Feira e Vila Nova de Gaia.

Enquanto que a interface do Estádio do Dragão acolhe as linhas intermunicipais de Gondomar, Valongo e Paredes e o terminal do Viso as linhas da Maia.

Já o polo intermodal da Asprela vai receber as linhas de Gondomar, Maia, Trofa, Matosinhos, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Lousada, Santo Tirso, Famalicão, Valongo e Póvoa de Varzim.

A Infraestrutura de Campanhã, onde todas as linhas se vão encontrar, foi projetada pelo arquiteto Nuno Brandão Costa, e vai começar a ser utilizada agora em julho, por motivos estratégicos.

Rui Moreira explica porque preferiu a alteração em julho e não em setembro (menos passageiros, mais facilidade antes de as escolas voltarem a abrir).

Esta quarta-feira, dia 20 de julho, a cidade do Porto vai ingressar assim numa nova era da mobilidade.

O Terminal Intermodal de Campanhã vai contribuir ainda para uma redução significativa dos gases com efeito de estufa no centro do Porto. A estimativa do executivo é que, em cinco anos, a diminuição seja de cerca de 5,2 toneladas de dióxido de carbono.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.