Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos
João Pereira
Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos.
Está por poucos dias a nomeação de Nelson Pereira para a Unidade Local de Saúde de Matosinhos, depois de chegar a ser indicado para a presidência do INEM. O médico foi um dos nomes na lista dos três finalistas para suceder a Sérgio Janeiro no cargo, mas a escolha recaiu sobre Luís Cabral.
Agora, o Porto Canal apurou que vai substituir António Taveira Gomes que já atingiu o limite de três mandatos possíveis à frente da Unidade Local de Saúde que foi pioneira no país. No final do ano passado, a Direção-Executiva do SNS já tinha confirmado que seriam substituídas as lideranças de dez hospitais devido ao fim dos mandatos dos conselhos de administração, que terminaram a 31 de dezembro de 2025.
Nelson Pereira notabilizou-se durante a pandemia de Covid-19 enquanto diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva do Hospital de São João, ficando até conhecido como "O homem da tenda", título de um livro que acabou por escrever, numa referência ao hospital de campanha montado em frente ao Centro Hospitalar durante o combate ao novo coronavírus.
Mais recentemente, foi diretor clínico da ULS do Tâmega e Sousa antes da ministra da Saúde ter decidido substituir a administração em fevereiro de 2025. Nelson Pereira foi ainda presidente da competência em emergência médica da Ordem dos Médicos e também chegou a estar à frente do departamento de emergência médica do INEM. Foi também comentador do Porto Canal, onde abordava temas relacionados com a saúde no espaço "Raio-X".
O Porto Canal contactou Nelson Pereira, que recusou prestar declarações.
Próximo de figuras do PS e crítico do Governo
Nelson Pereira trabalhou diretamente com Fernando Araújo, de quem ficou próximo, no Hospital de São João, enquanto o antigo diretor-executivo do SNS liderou o Conselho de Administração e o médico era responsável pela Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva. Enquanto CEO do SNS, Fernando Araújo, que chegou a ser o cabeça de lista do PS pelo Porto, nomeou Nelson Pereira para a administração da ULS do Tâmega e Sousa, poucos dias antes das Eleições Legislativas de 2024.
Em julho do ano passado chegou a criticar o Governo durante a crise com os helicópteros do INEM, defendendo que o Executivo de Luís Montenegro defraudou a população ao dizer que os meios aéreos do Exército estavam preparados para fazer transporte de emergência médica.
Atualizado 16-01-2026 19:32
