25 anos depois, a regionalização voltou a estar na agenda. Um 'roadmap' sobre o tema

25 anos depois, a regionalização voltou a estar na agenda. Um 'roadmap' sobre o tema
| Política
Porto Canal

O 25 de abril de 1974 abriu portas para que Portugal começasse a traçar o seu próprio caminho, na Regionalização, que está prevista desde 1976, ano da aprovação da primeira constituição democrática. No entanto, o processo tem vindo a ser sucessivamente adiado pelos vários governos.


Em 1998, a Regionalização poderia ter mesmo avançado, mas o referendo apresentado aos portugueses, na sequência da revisão constitucional de 1997, foi chumbado e rejeitado por larga margem. Cerca de 61% dos votos foram contra a ideia de criar novas regiões em Portugal continental e, com o chumbo, o assunto da Regionalização ficou na gaveta por 25 anos.

 

PAÍS REFORMISTA, MAS CENTRALISTA?

Se, por um lado, a regionalização e a descentralização têm sido processos com poucos avanços e vários recuos, por outro, se há alguma certeza quanto ao caminho percorrido nos últimos anos, é que Portugal é um país centralista, ocupando mesmo o pódio da OCDE. Tal como o Porto Canal revelou na reportagem A Cidade-Estado (1º episódio; 2º episódio), em janeiro de 2022, 93% dos organismos da administração central do Estado português está concentrado em apenas 3% do território nacional. Das 698 instituições do Estado, apenas 48 estão espalhadas pelo país, estando as restantes 650 sediadas na capital.


Lisboa é a região mais rica em Portugal, com um PIB per capita próximo dos 25 mil euros, quase 30% acima da média nacional e próximo dos países mais ricos da União Europeia. Mesmo assim, entre 2000 e 2010, apenas duas regiões do país convergiram com a média da UE: a Região Autónoma dos Açores e a Região Autónoma da Madeira, as duas únicas com autonomia administrativa. Já o Norte e o Centro do país são as duas regiões de Portugal continental com um PIB per capita próximo dos países pobres do Leste e Sul da Europa.

Por isso, os defensores da regionalização sugerem que perante as discrepâncias regionais e económicas do contexto português, a homogeneidade territorial das políticas económicas tende a prejudicar as regiões mais pobres ou mais afastadas dos centros de poder. Apontam ainda que o centralismo representa uma vantagem para a capital e para os seus residentes. Uma vez mais próximos dos centros de decisão, têm maior poder de influenciar os processos políticos e legislativos e, ao mesmo tempo, têm mais e melhores oportunidades de emprego e progressão na carreira.

O CAMINHO DA REGIONALIZAÇÃO

Depois de um longo período de ditadura e com a consolidação da democracia, em 1976 o país preparava-se para votar a Constituição. O documento previa a Regionalização e o PSD votou a favor, deixando um primeiro sinal de que o partido estava ao lado da autonomia regional.
Em 1980, Francisco Sá Carneiro chefiava o Governo e falava na importância de uma “democracia regional”. Do outro lado estava Mário Soares que, em oposição, nunca foi entusiasta da ideia.

Foi a partir de meados da década de 1990 que a discussão em torno da Regionalização em Portugal se intensificou. E em 1991, o governo da Aliança Democrática (AD) chefiado pelo social-democrata Aníbal Cavaco Silva aprovava a Lei-quadro das Regiões Administrativas. 


Os anos seguintes ficaram marcados por um aceso debate sobre a delimitação de um mapa regional para Portugal. Na revisão constitucional de 1997, Marcelo Rebelo de Sousa, à data líder do PSD, impôs ao governo de António Guterres que o processo tivesse de ser obrigatoriamente submetido a referendo. A solução jurídica encontrada é considerada pelos críticos, como o constitucionalista António Cândido de Oliveira, um “novelo constitucional”, ou um “duplo referendo”, por obrigar simultaneamente ao voto favorável de mais de metade do universo eleitoral e de cada uma das regiões.

Nesse mesmo ano, foram apresentados dois mapas para a divisão regional: um do PS e outro do PCP, em conjunto com o PEV. Os dois restantes partidos com assento parlamentar, o PSD e o CDS, liderados, à época, por duas personalidades marcadamente anti-regionalistas, Marcelo Rebelo de Sousa e Manuel Monteiro (meses depois substituído por Paulo Portas), não apresentaram qualquer proposta e mostraram-se sempre contra a reforma da Regionalização, ainda que invocando motivos diferentes para as suas posições.

Dos dois mapas chegou-se a um consenso, e a proposta foi oficializada pela Lei da Criação das Regiões Administrativas, que acabou por ser levada a referendo no dia 8 de novembro de 1998 e chumbada por 61% dos portugueses, numa votação que ficou marcada por um forte antagonismo.

A Regionalização ficou, então, adormecida e voltou à agenda política apenas 18 anos depois:

- 2016: O país preparava-se para receber um novo presidente: Marcelo Rebelo de Sousa, que tinha tido um papel-chave no processo que conduziu ao chumbo no Referendo de 1998;

- 2018: A Assembleia da República criou uma comissão independente para estudar a descentralização. O objetivo era “promover um estudo aprofundado sobre a organização e as funções do Estado”. O documento que resultou do trabalho de técnicos e especialistas de todo o país mostra que existe uma clara associação estatística entre desenvolvimento e descentralização.

- 2021: Marcelo Rebelo de Sousa trazia a Regionalização de volta ao debate político ao mencionar o tema no discurso que fez no congresso da Associação Nacional de Municípios. No mesmo ano, António Costa e Rui Rio assinavam um compromisso para um referendo em 2024 e para uma possível revisão constitucional para alterar as regras da auscultação da população e, assim, facilitar o processo.

- 2022: Na campanha para as eleições legislativas antecipadas o PS assumia o compromisso da Regionalização no programa eleitoral. Ao mesmo tempo Rui Rio, líder do PSD, confirmava uma mudança de direção na posição do partido. Apesar de não assumir a Regionalização como tema prioritário no manifesto eleitoral, Rio pronunciava-se favoravelmente à hipótese de um referendo.

Já depois das eleições de 30 de janeiro, que acabariam por dar uma maioria absoluta ao Partido Socialista, os sociais-democratas apresentavam um novo projeto de revisão constitucional, da autoria do então líder da bancada parlamentar Paulo Mota Pinto. O documento sugeria uma simplificação do referendo, ao eliminar a obrigatoriedade da participação da maioria do universo eleitoral. A questão é que a revisão era apresentada ao mesmo tempo que o Rui Rio pedia a demissão, na sequência dos maus resultados das eleições legislativas. O então presidente do PSD deixava assim uma certeza: se um dos dois candidatos às eleições diretas não concordasse com as propostas apresentadas, a proposta de revisão seria retirada, tal como acabou por acontecer. Na campanha para as diretas, Luís Montenegro dizia que a discussão da regionalização “era extemporânea”. Uma posição que se mostrava como um prelúdio da decisão que apresentou no 40º Congresso do PSD.

25 ANOS DEPOIS, QUAL É O ESTADO DA ARTE?
A posição de Luís Montenegro voltou a despertar o tema da regionalização.
No primeiro discurso enquanto novo líder do PSD, mostrou-se contra a data do referendo, previsto para 2024, e garantiu que, caso o Governo decida avançar, não contará com o apoio dos sociais-democratas.
Seguiu-se uma onda de reações, incluindo a do Partido Socialista, dos outros partidos da oposição e mesmo de dentro do PSD. Afinal, 25 anos depois do Referendo, quem é a favor da regionalização?

A FAVOR

PCP: O programa do Partido Comunista Português é, desde sempre, favorável à regionalização. O partido defende o avanço do processo ainda antes de 2024. No rescaldo do Congresso do PSD, Jerónimo de Sousa disse ainda que a “regionalização não é invenção nenhuma. É um princípio que continua consagrado na Constituição” e, por isso, não pode ser mais adiada.

OS VERDES:
Após o discurso de Luís Montenegro, o partido ecologista “Os Verdes” acusou o líder do PSD de ter um “discurso do passado e de má memória”, defendendo que os portugueses precisam de um “discurso de futuro”. O PEV defende a Regionalização desde a sua fundação, em 1982.

BE: Desde a sua criação, em 1999, os bloquistas foram sempre pró-regionalização. E, perante o discurso de Luís Montenegro, Catarina Martins reforçou que “o país já devia ter feito há muito tempo" um referendo.

PS: A posição do Partido Socialista é menos clara do que a do PCP e BE. Embora oficialmente tenham sido sempre a favor, os socialistas mantiveram-se afastados do tema por muitos anos, optando por não promover qualquer avanço em matéria de Regionalização. Atualmente, António Costa é uma das figuras centrais do tema, e tem-se mostrado, pelo menos no discurso, um regionalista. No rescaldo das declarações do novo líder do PSD, o presidente do partido, Carlos César, referiu que, com ou sem o apoio dos sociais-democratas, o referendo vai avançar.

LIVRE: No seu programa, o Livre também declara vontade de "regionalizar com eleição direta", através de um referendo. Enquanto o processo não avançar, o partido quer reorganizar e coordenar os serviços desconcentrados a partir das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

PAN: O partido Pessoas-Animais-Natureza defende que a Regionalização tem de ser acompanhada de um “debate alargado (…) que envolva a administração pública, a academia e a sociedade civil”. Para o PAN, é também necessário existir uma “revisão constitucional”, que estabeleça que o resultado do referendo será vinculativo “independentemente do número de votantes”, de maneira a impedir que, à semelhança do que aconteceu em 1998, “os opositores da regionalização” vençam o referendo “por falta de comparência ou por via de apelos à abstenção”.

OUTRAS POSIÇÕES

PSD: Atualmente, com Luís Montenegro a liderar o PSD, os sociais-democratas desvinculam-se do processo de Regionalização e do próprio referendo e passam a ser assumidamente contra a autonomia regional antes de 2026. No entanto, nem sempre foi assim. Apesar de, em 1998 e com Marcelo Rebelo de Sousa a liderar o partido, o PSD ter dito sempre “não” ao processo, argumentando que o mapa regional em causa não fazia sentido, nos últimos tempos, com Rui Rio à frente dos sociais-democratas, o partido passou a ser a favor. O antigo líder disse mesmo que, antes, também ele era contra, mas que mudou de posição por verificar que o centralismo piorou.

CHEGA: Ainda à direita, e perante o discurso de Luís Montenegro, o Chega não se compromete com nenhuma posição. No Congresso do PSD, o deputado Diogo Pacheco de Amorim reforça que o partido “poderá seguir, ou não, a posição de Montenegro”. No entanto, um ano depois da criação do partido, em 2020, o líder André Ventura referiu, no parlamento, que se “está nas tintas” para a Constituição, reforçando que o partido quer “mandar a regionalização para o lixo da história, onde sempre devia ter estado”. Uma posição que tem vindo a ser alterada nos últimos tempos… No primeiro programa do partido, o Chega era expressamente contra qualquer forma de regionalização. Quando refez o programa mudou de posição. Agora, o partido refere que “sempre foi a favor de ouvir os portugueses nesta matéria”.

CDS-PP: Embora, em 1974, o partido fosse a favor da autonomia regional, já há vários anos que o CDS é o partido mais marcadamente anti-regionalização. Nuno Melo, líder dos centristas, já tinha dito que avançar com a regionalização significa “matar a descentralização”. Após as palavras de Montenegro, e perante a possibilidade de a regionalização avançar, Nuno Melo considera que é “inconcebível” que todo o processo seja feito sem referendo e sem os portugueses se pronunciarem.

INICIATIVA LIBERAL: Num debate contra António Costa, o líder dos liberais não descartou a regionalização, afirmando que é uma discussão que permanece em aberto no seu partido. Esclareceu, de resto, que a IL nunca alinhará com esta reforma sem perceber as competências que serão atribuídas às regiões, os custos que isso poderá implicar e ainda o mapa. Por enquanto, a Regionalização é um tema que continua a dividir os liberais.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.