Câmara de Póvoa de Lanhoso não aceita proposta de reordenamento escolar

| Norte
Porto Canal / Agências

Póvoa de Lanhoso, 25 jun (Lusa) - A Câmara de Póvoa de Lanhoso (PSD) garantiu hoje que não aceita a proposta governamental de reordenamento da rede escolar concelhia, que prevê o encerramento de quatro escolas do 1.º ciclo, incluindo uma com 30 alunos.

"Este reordenamento não serve ninguém e naturalmente que as populações não aceitarão, bem como a autarquia que os representa", refere o município, num ofício enviado ao delegado regional do norte da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

No documento, a que a Lusa teve acesso, a Câmara de Póvoa de Lanhoso manifesta "profunda discordância" com o reordenamento proposto e reitera o pedido de realização de uma reunião, "de forma a ser encontrada uma solução que reponha justiça" no processo.

O Ministério da Educação divulgou esta semana que no concelho de Póvoa de Lanhoso vão fechar, já este ano letivo, as escolas do 1º ciclo de Rendufinho, Arrifana (Fontarcada), Serzedelo e Oliveira.

"Não nos revemos num reordenamento sem critérios, incoerente, que encerra escolas com menos de 21 alunos mas deixa abertas escolas nas mesmas condições e no mesmo agrupamento. Mais grave ainda é propor o encerramento de uma escola com 30 alunos, como é o caso da escola da freguesia de Rendufinho", reagiu hoje a Câmara.

Para o executivo liderado por Manuel Batista, "o fecho cego de escolas, sem critérios objetivos, prejudica gravemente um processo de reordenamento que deve envolver numa solução consensual a autarquia, os agentes educativos e a população".

Tanto mais que, acrescenta, "qualquer encerramento provoca alarme", pois contribui "para a diminuição do enraizamento social dos habitantes das freguesias que veem a sua escola encerrada",

"A proposta apresentada não teve como premissas estas condições nem prevê estas preocupações e, por esse motivo, não pode merecer outra postura que não a de protesto. Não nos revemos num reordenamento sem critérios, incoerente", sublinha.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

21 arguidos acusados de tráfico de droga em Barcelos

O Ministério Público (MP) acusou 21 arguidos de associação criminosa e tráfico de estupefacientes, por venda de cocaína, heroína e MDMA na zona de Barcelos, anunciou, esta quinta-feira, a Procuradoria-Geral Regional do Porto.

ASAE instaura quatro processos-crime por jogo ilícito no distrito do Porto

A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou quatro processos-crime por jogo ilícito nos municípios da Maia, Matosinhos, Amarante e Felgueiras, no distrito do Porto, após uma operação na última semana de abril.

Português de 26 anos desaparecido na Suíça

Um jovem de 26 anos está desaparecido desde segunda-feira em Sargans, na Suíça, localidade onde reside.