PS e PSD de Arouca solidários com famílias que se opõem ao fecho da escola de Bacelo

| Norte
Porto Canal / Agências

Arouca, 27 jun (Lusa) - Os representantes do PS e PSD na Assembleia Municipal de Arouca, onde hoje mais de 80 cidadãos se manifestaram contra o fecho anunciado da Escola de Bacelo, admitiram que essa decisão constituiu uma surpresa e comprometeram-se a contestá-la.

O socialista José Artur Neves, que preside ao Executivo Municipal, afirmou que "é mentira e inaceitável que o ministro da Educação diga que vai fechar escolas com o acordo das autarquias, quando a Câmara de Arouca foi apanhada totalmente desprevenida" nesta situação.

Ainda no período antes da ordem do dia e em resposta à intervenção dos munícipes, o autarca socialista disse não concordar com o encerramento da escola da freguesia de Tropeço e garantiu que a Câmara "não vai providenciar o transporte das crianças" entre essa localidade e a de Rossas - onde se situa o polo escolar para onde o Governo prevê que sejam transferidos os alunos de Bacelo.

"O regulamento municipal para o transporte escolar já está pronto e não contempla essas deslocações", realça José Artur Neves.

Também da bancada do PS, Carlos Esteves disse-se "ao lado do povo" e sugeriu que na própria Assembleia Municipal fosse constituído um movimento de apoio à população de Tropeço.

Já da parte dos sociais-democratas, Artur Miller afirmou que "o PSD está disponível para aprovar uma moção de censura ao fecho da Escola de Bacelo", bem como a "todas as outras" que possam vir a incluir a lista dos estabelecimentos de ensino que o Ministério da Educação pretenda vir a encerrar futuramente no concelho

No período de resposta à intervenção dos munícipes, nenhum deputado da bancada do CDS comentou a situação.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Acidente entre três carros e camião condiciona A28 em Matosinhos

Uma colisão em cadeia entre três carros e um camião condicionou a A28 no final da tarde desta quinta-feira, no sentido Sul/Norte. De acordo com fonte dos meios no local, o acidente envolveu dois feridos que foram transportados para o hospital.

Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu

Quatro homens e uma mulher foram detidas por alegado tráfico de estupefacientes em cinco concelhos da região de Viseu, anunciou a Guarda Nacional Republicana (GNR), que também apreendeu diverso material.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.