Câmara de Guimarães interpôs providência cautelar para travar fecho de 3 escolas

Câmara de Guimarães interpôs providência cautelar para travar fecho de 3 escolas
| Norte
Porto Canal

A Câmara de Guimarães interpôs hoje uma providência cautelar para tentar travar o anunciado encerramento de três escolas do 1.º ciclo do concelho, informou hoje fonte municipal.

Segundo a fonte, em causa estão as escolas de Gonça, Rendufe e Souto S. Salvador, todas previsivelmente com mais de 21 alunos no próximo ano letivo.

O Conselho de Ministros, por resolução de 2010, determinou que as escolas do 1.º ciclo do ensino básico devem funcionar com pelo menos 21 alunos.

Na terça-feira, pais e alunos de Gonça manifestaram-se no Porto, frente à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares do Norte, contra o encerramento da escola da freguesia, que no próximo ano letivo terá 26 alunos, mas regressaram a casa com a garantia de que aquela decisão era "irrevogável".

O argumento da tutela é que a escola de Gonça consta na Carta Educativa de Guimarães como sendo para encerrar, logo após a conclusão do Centro Escolar de S. Torcato.

No entanto, aquele argumento já foi desmontado tanto pela Junta de Freguesia de Gonça como pela Câmara de Guimarães, que lembram que a Carta Escolar data de 2006, estando por isso "desatualizada".

Segundo a vereadora da Educação, Adelina Paula, a carta apontava para o fecho da escola de Gonça já em 2011, ano em que previsivelmente teria 18 alunos.

"Mas a realidade acabou por contrariar as projeções e, em vez de descida, registou-se um aumento do número de crianças, havendo neste momento 26 alunos para aquela escola", referiu.

Lembrou que está em curso a revisão da carta educativa do concelho, pelo que considera que faz "todo o sentido esperar mais um ano, pelos resultados, para então se decidir o que fazer, em função dos dados atualizados e das novas realidades".

+ notícias: Norte

Acidente entre três carros e camião condiciona A28 em Matosinhos

Uma colisão em cadeia entre três carros e um camião condicionou a A28 no final da tarde desta quinta-feira, no sentido Sul/Norte. De acordo com fonte dos meios no local, o acidente envolveu dois feridos que foram transportados para o hospital.

Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu

Quatro homens e uma mulher foram detidas por alegado tráfico de estupefacientes em cinco concelhos da região de Viseu, anunciou a Guarda Nacional Republicana (GNR), que também apreendeu diverso material.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.