Regulador europeu aprova uso da vacina da Pfizer em crianças dos 5 aos 11 anos

| País
Porto Canal com Lusa

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou hoje a administração da vacina contra a covid-19 da BioNTech/Pfizer, a crianças dos 5 aos 11 anos, sendo a primeira na União Europeia (UE) para esta faixa etária.

“O Comité dos Medicamentos para Uso Humano da EMA recomendou a concessão de uma extensão de indicação para a vacina Comirnaty [nome comercial da vacina do consórcio farmacêutico BioNTech/Pfizer] para incluir a utilização em crianças dos 5 aos 11 anos de idade”, informa o regulador europeu em comunicado. A vacina já era utilizada a partir dos 12 anos.

A EMA explica que, para as crianças dos 5 aos 11 anos de idade, a dose de Comirnaty “será inferior à utilizada em pessoas com 12 ou mais anos”, mas “tal como no grupo etário mais velho, é administrada como duas injeções nos músculos do antebraço, com três semanas de intervalo”.

Esta é a primeira vacina aprovada na UE para crianças desta faixa etária, numa altura em que se verificam aumentos de casos nestas idades e quando os Estados Unidos já a administram.

Atualmente, a vacina Comirnaty está autorizada a partir dos 12 anos, após ter sido pela primeira vez aprovada em dezembro de 2020 para adultos na UE.

+ notícias: País

Teólogo espanhol diz que 2% da população portuguesa pertence a seitas

O teólogo espanhol Luis Santamaria del Rio afirma num livro lançado esta semana que mais de dois por cento dos portugueses pertencem a seitas, o dobro da percentagem de outros países europeus.

Fundação Eça de Queiroz confiante na transladação do escritor para o Panteão 

O presidente da Fundação Eça de Queiroz afirmou-se esta segunda-feira muito satisfeito com a primeira decisão do Supremo Tribunal Administrativo que não impede a trasladação do escritor para o Panteão Nacional, e mostrou-se confiante na realização da homenagem, fechado o processo.

450 escolas vão ser alvo de requalificação nos próximos anos, anuncia ministro da Educação 

O ministro da Educação, João Costa, anunciou, esta segunda-feira, que 450 escolas, em todo o país, que vão ser requalificadas nos próximos anos.